Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Empreendedorismo Social: negócios que fazem a diferença

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana P. Zapparoli
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Angélica Rebello Angélica Rebello

*Angélica Rebello

Para muitas pessoas, o empreendedorismo é sinônimo de lucro. Essa ideia se espalhou ainda mais no período da pandemia de Covid-19, entre 2019 e 2021, quando muitos brasileiros viram nesse modelo de negócios uma oportunidade de voltar ao mercado de trabalho ou apenas de complementar a renda.

No entanto, o empreendedorismo social prioriza uma causa social ao lucro. Essa vertente busca criar projetos muitas vezes voltados a uma parcela marginalizada da sociedade, que geralmente não tem condições de arcar com despesas básicas para uma vida digna, como comida, moradia e saúde, mas não se restringindo apenas a elas. Outras pautas do empreendedorismo social compreendem ainda meio ambiente, consumo sustentável e educação.

Em outras palavras, os empreendedores sociais buscam soluções para os problemas sociais nos locais em que vivem, em qualquer escala que seja - da periferia à cidade como um todo. O lucro, portanto, não é financeiro, mas medido por meio do impacto dos projetos naquela comunidade em específico.

Por não visar aos lucros, esse modelo de negócios pode gerar dúvidas, a começar pela preocupação com o próprio sustento. Uma empresa social é autossustentável, ou seja, ela consegue cobrir seus próprios gastos por meio da venda de produtos relacionados à causa - por exemplo, artesanato feito por mães solo que não conseguem se inserir no mercado de trabalho tradicional - ou por meio de apoio de investidores. É importante notar aqui que o público-alvo da causa está inserido na geração dessa renda.

Abaixo, estão listadas algumas dicas para fazer um negócio social prosperar:

- Entenda a sua causa e o público-alvo: antes de buscar por soluções, é necessário entender as raízes da causa, uma vez que o produto final do empreendedor social é melhorar a vida de uma comunidade - para isso, é importante se identificar com o público-alvo e entender como o negócio irá impactar sua vida.

- Interaja com o público-alvo: é necessário validar as ideias com os beneficiados para ter ideia de como será a recepção do empreendimento e como ela é aceita pelo público-alvo - se não der certo de primeira, não tenha medo de ajustar o projeto para que ele fique mais condizente à realidade percebida.

- Autossustentabilidade é a chave: por mais que não vise ao lucro, um negócio social ainda é um empreendimento e deve se sustentar, então é imprescindível levar em consideração os gastos do projeto e estudar como eles podem ser repostos.

Empreendedorismo social, voluntariado ou ONG: qual a principal diferença?

Diferentemente do chamado trabalho voluntário (ou voluntariado), que tem como base a solidariedade para com o próximo, o empreendedorismo social aplica modelos de negócio com base nas tendências do mercado para propor soluções para o problema vigente. Contudo, ambas as ações se pautam nos princípios do altruísmo, isto é, o desejo de ajudar os outros sem receber nada em troca.

Já uma organização não governamental (ONG) funciona com base em doações e investimentos de várias fontes, como o próprio Governo, pessoas físicas, empresas e até mesmo a produção de renda direta.

Embora o modo de atuar das ONGs seja similar ao do empreendedorismo social - ambos procuram minimizar impactos negativos de problemas socioambientais em uma comunidade e não visam ao lucro -, uma organização não governamental não distribui os lucros que obtém com sua prestação de serviços, utilizando essa renda para investir nas próprias ações.

*Angélica Rebello é CEO da Vetta Project. É Gestora de Projetos e Business Analyst.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar