Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Seis estratégias para potencializar as vendas na indústria metalmecânica

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cinthia Guimarães
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Felipe Florido Felipe Florido

Por Felipe Flórido

Entre os setores que participam ativamente da economia brasileira, está a indústria metalmecânica. Só em 2021, como exemplo, ela correspondeu a quase 12% do PIB nacional. No entanto, vale destacar que o segmento, mesmo desempenhando um papel essencial no desenvolvimento econômico do país, ainda assim, enfrenta desafios únicos que exigem soluções eficazes para impulsionar as vendas, aumentar o faturamento e garantir uma posição competitiva sólida no mercado.

A indústria metalmecânica oferece um suporte valioso para outras atividades econômicas. Isso porque ela impulsiona o desenvolvimento e adoção de recursos tecnológicos avançados como máquinas e equipamentos, auxiliando para um melhor crescimento e competitividade.

Contudo, o gerenciamento de todas essas abordagens é algo complexo, tendo em vista a magnitude de funções e responsabilidades que acometem o segmento. Quanto a isso, para melhorar a complexidade dos processos, é fundamental que as empresas adotem uma abordagem sistemática e estratégica. Confira algumas dicas para ajudar nessa missão:

#1 Identifique e documente todos os processos existentes na empresa: realizar esse processo, desde na aquisição de matéria-prima até na entrega do produto, ajudará a ter uma compreensão clara de como as operações são realizadas e onde estão as áreas de melhoria.

#2 Analise os processos: mapear as operações ajuda a identificar gargalos, redundâncias, desperdícios e áreas de ineficiência. Essa ação pode envolver a realização de auditorias internas, entrevistas com funcionários e análise de dados operacionais.

#3 Trabalhe na padronização dos processos: uma vez identificados os pontos de melhoria, é importante padronizar aquilo que for possível. Para isso, pode ser eficiente incluir a definição de procedimentos operacionais padrão (POPs), a implementação de fluxos de trabalho claros e a definição de responsabilidades.

#4 Invista na automatização: usar a tecnologia a favor da gestão, sem dúvidas, é uma ação estratégia. Essa abordagem pode incluir desde a implementação de sistemas ERP para integrar e automatizar fluxos de trabalho, o uso de software de gestão de produção para otimizar a programação e o controle da produção, até a adoção de sistemas de monitoramento em tempo real para acompanhar o desempenho operacional.

#5 Invista na capacitação da equipe: essa medida é fundamental para garantir que todos compreendam os novos processos e ferramentas implementadas, bem como promover a colaboração entre diferentes departamentos da empresa. Para atingir esse objetivo, a organização pode realizar treinamentos internos, workshops e programas de desenvolvimento profissional.

#6 Estabeleça um ciclo de melhoria contínua e KPIs: avaliar regularmente os processos ajuda para uma rápida identificação daquilo que precisa ser aprimorado. Além disso, esse ciclo auxilia no estabelecimento de KPIs através do monitoramento e identificação de tendências, que ajudam para tomadas de decisões assertivas.

Vale enfatizar que o planejamento e controle da produção na indústria metalmecânica são desafiadores devido à natureza dos produtos, variações na demanda e complexidade dos processos de fabricação. Além disso, a gestão comercial e de vendas também pode se tornar complexa, devido à necessidade de lidar com cotações de preços, acompanhamento de pedidos e gerenciamento de relacionamento com clientes de forma eficiente, bem como a integração dos desenhos de produtos mais complexos que deve seguir toda cadeia produtiva da empresa.

No entanto, esses obstáculos podem ser superados a partir da implementação de um ERP. Afinal, o software tem a capacidade de impulsionar tanto as vendas quanto o faturamento, auxiliando na adoção de estratégias focadas na diversificação de produtos, marketing eficaz e eficiência operacional, ajudando as empresas alcançarem um crescimento sustentável e uma vantagem competitiva no mercado.

Além disso, a ferramenta também é eficaz para promover a implementação de estratégias efetivas, contribuindo para o fortalecimento e aprimoramento da gestão comercial, vendas, financeira e contábil, garantindo a melhoria e eficiência operacional.

A indústria metalmecânica possui um amplo caminho de oportunidades e expansão. Mas, seu sucesso dependerá do quão preparadas e estruturadas as organizações estarão para acompanhar seu ritmo de crescimento. Deste modo, investir na estruturação e adoção de práticas que impulsionem sua melhoria contínua com o apoio da tecnologia, é o primeiro passo para este futuro de sucesso.

Felipe Flórido é Head de Vendas e especialista na indústria MetalMecânica no Grupo INOVAGE

Sobre o Grupo INOVAGE

O Grupo INOVAGE é uma consultoria Gold Partner SAP, especializada em SAP Business One, SAP S/4HANA e soluções fiscais da Thomson Reuters. Através de uma equipe de colaboradores qualificada, a empresa tem como objetivo atender necessidades em tecnologia e gestão eficiente, agregando as melhores práticas de mercado, tendências e inovação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar