Brasil,

Demanda por seguro de automóvel cai 7,98% em março

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Caíque Rocha
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Região Sudeste apresentou o maior recuo, segundo levantamento feito pela Neurotech

A demanda do mercado brasileiro de seguros de automóveis registrou, em março, uma queda de 7,89%, na comparação com o mesmo mês de 2023. Este foi o primeiro recuo do ano atual. Os dados são do Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS) que mede mensalmente o comportamento e o volume das consultas na plataforma da Neurotech, empresa pioneira em soluções de inteligência artificial aplicadas a seguros e crédito. Já na comparação com o mês anterior, fevereiro de 2024, a queda alcançou 1,37%.

Por região do país, todas apresentaram queda na comparação anual, sendo a mais significativa na região Sudeste, que teve diminuição de demanda em 11,72%. Centro-oeste (-4,74%), Sul (-3,63%), Norte (-1,68%) e Nordeste (-0,91%) completam o ranking.

Este cenário acompanha as vendas de veículos novos, já que em março, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o número de emplacamentos de automóveis e comerciais caiu 5,6%, na comparação com o mesmo período de 2023.

“A princípio, esse recuo não deve ser encarado com muita preocupação pelas seguradoras, pois temos que considerar que o início de 2024 surpreendeu com aumentos de 11% e 18% em janeiro e fevereiro, respectivamente. Portanto, é normal um cenário de vendas mais tímidas nos meses seguintes”, analisa Daniel Gusson, head comercial de Seguros da Neurotech.

De acordo com o INDS, no comparativo entre março de 2024 e março de 2023, a queda de demanda foi maior entre os adultos de 40 a 59 anos (-8,66%). Já entre condutores de 25 a 39 anos o recuo foi de -8,09%. 18 a 25 anos (-7,59%) e 60 ou mais (-5,37%). Estas duas últimas foram as únicas que apresentaram crescimento na comparação entre março e fevereiro de 2024: 18 a 25 (+2,79%) e 60+ (+2,93%).

Sobre o INDS

O Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS) abrange o universo das principais seguradoras brasileiras e mensura o apetite do brasileiro a assegurar o seu automóvel. Nem todas as milhões de consultas mensais registradas se transformam em apólices contratadas, pois o processo depende de fatores como o perfil da pessoa que está fazendo a solicitação, o apetite ao risco da seguradora e se há ou não indícios de fraude.

Sobre a Neurotech

A Neurotech é uma empresa B3 especialista na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data que transformam um mundo de dados dispersos em informações relevantes para que as empresas obtenham resultados expressivos, prevendo novas oportunidades de negócios. Com uma bagagem de mais de 20 anos e expertise em Inteligência Artificial, Analytics e Ciência de Dados, a Neurotech já implantou mais de 1.000 soluções que ajudaram gestores e empresas a transformarem dados em melhores decisões nos mercados de crédito, varejo, seguros, financeiro, saúde e telecom.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar