Brasil,

Hora de almoço não é de trabalho: por que é importante fazer a pausa adequada para uma alimentação tranquila

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tabitha Ramalho
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Fazer o intervalo correto serve para descansar a mente e nutrir o corpo; benefícios corporativos garantem a variedade e saúde das refeições

Brasileiros têm, em média, 39 horas por semana de expediente, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), carga horária maior que a média mundial (38,2 horas). As pessoas trabalham na maior parte do tempo em que estão acordadas, tornando os intervalos – como o horário de almoço – um momento quase sagrado.

Segundo uma pesquisa realizada pela Up Brasil, a fim de revelar comportamentos no trabalho home office, 79% dos trabalhadores preferem preparar suas próprias refeições em casa durante o expediente, uma tendência que destaca o desejo de desfrutar de uma alimentação caseira e saudável, além de proporcionar uma pausa revigorante. Já 21% optam por pedir delivery pela conveniência e a praticidade, permitindo que os profissionais economizem tempo, mantenham o foco em suas atividades profissionais e se alimentem com a variedade necessária.

“Assim como é difícil dissociar a vida profissional da pessoal, com a saúde não é diferente. Muitos fatores relacionados ao trabalho podem impactar no bem-estar do funcionário, e como eles passam sua hora do almoço é um excelente exemplo. As empresas e o RH precisam respeitar e incentivar a pausa, ajudando na manutenção da saúde mental e de uma alimentação adequada”, gerente sênior de cultura e DHO na Up Brasil, Marinildes Queiroz.

A alimentação é um dos principais cuidados de saúde e é capaz de proporcionar mais qualidade de vida, além de trazer benefícios físicos e mentais. A má nutrição é um fator de risco para problemas cardiovasculares, por exemplo, responsáveis por cerca de 400 mil mortes por ano no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.

A especialista defende que as empresas sejam aliadas nessa conscientização. “Para as pessoas que já estão buscando por uma qualidade na alimentação, cabe aos contratantes oferecer benefícios que ajudem nesse processo. Eles podem ajudar as companhias a motivar seus colaboradores na adoção de um estilo de vida mais equilibrado. O papel do vale-alimentação e do vale-refeição, por exemplo, vai muito além de uma questão financeira. Envolve oferecer uma ampla variedade de escolhas de alimentos e refeições, permitindo flexibilidade na utilização e acesso a diversas redes de supermercados e restaurantes”, comenta Queiroz.

Com o acesso a multibenefícios, as pessoas podem se alimentar conforme seus hábitos. Em 2023, no Brasil, quase 30 milhões de pessoas se declararam vegetarianas, segundo pesquisa da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e do Ibope. Também cabe às empresas oferecer nutricionistas em seus planos de saúde corporativos para ajudar na orientação adequada a cada escolha. Promover debates e campanhas internas sobre a importância das pausas para se alimentar, o impacto da saúde na vida pessoal e profissional e doenças relacionadas à má alimentação também é uma ferramenta.

“Mudanças alimentares também devem estar no radar do RH ao abordar esse tema entre seus funcionários. Depois de tantas reflexões provocadas pelos desafios dos últimos anos, não é mais possível deixar de lado a individualidade, a saúde e a qualidade de vida no trabalho. O engajamento na função, a satisfação com a empresa e produtividade no ofício dependem diretamente do bem-estar do empregado”, conclui.

Sobre a Up Brasil

A Up Brasil é uma multinacional de benefícios corporativos presente em 23 países, com mais de 21 milhões de beneficiários e 1 milhão de clientes em todo o mundo. Atua no modelo de cooperativa com foco regional para atendimento próximo aos clientes, fomentando a economia local entre empresas e estabelecimentos. A companhia também faz a gestão de benefícios para auxiliar os times de recursos humanos, trazendo soluções que promovem maior fidelização e satisfação dos colaboradores, aumentando sua felicidade, engajamento e produtividade. Fundado em 1964, na França, o grupo chegou ao Brasil em 2016. A Up Brasil, consolidada entre os líderes de seu segmento, está sempre planejando ações econômicas, contemplando atitudes éticas, conscientes e que colaboram para um mundo melhor. Os principais pilares da empresa são o Equilíbrio Nutricional, Consumo Responsável e Equilíbrio de Vida e Trabalho.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar