Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

O Varejo brasileiro na mira do cibercrime*

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eliane Tanaka
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Denis Furtado, diretor da Smart Solutions Denis Furtado, diretor da Smart Solutions

O setor varejista brasileiro navega em um mar de oportunidades, impulsionado pelo e-commerce e pela digitalização. Essa transformação exige adaptação e traz consigo novos desafios, especialmente no campo da cibersegurança.

Mas por que o varejo é um alvo tão atrativo? A expansão dos ambientes de TI para o e-commerce, a multiplicidade de sistemas e dispositivos e a dependência de fornecedores terceirizados criam uma superfície de ataque maior para os hackers.

O varejo, com suas transações frequentes e bancos de dados repletos de informações confidenciais, tornou-se um alvo recorrente de ataques cibernéticos. Mas a grande questão é que esse tipo de segurança ainda não é vista como um pilar de sucesso capaz de garantir a proteção de dados, a confiança dos consumidores e a competitividade das empresas no mercado digital.

Em 2023, o varejo liderou o ranking de tentativas de ataques cibernéticos no Brasil, com 35% dos casos, segundo o Gartner. Ataques de ransomware, phishing e malware são os principais perigos, enquanto 22% dos vazamentos de dados no país afetaram o setor.

E, infelizmente, essas vulnerabilidades são intensificadas pela falta de investimento em segurança cibernética, com apenas 3% a 7% do orçamento de TI dedicado à área, de acordo com o IDC. A maioria das empresas do setor, principalmente as pequenas e médias, ainda não possuem um plano de resposta a incidentes, aumentando ainda mais o risco.

O preço a ser pago pela falta de maturidade e cuidado é bem alto. Os ataques cibernéticos podem gerar custos exorbitantes, impactando finanças, reputação e confiança dos consumidores.

Segundo o relatório anual de custo de violação de dados da IBM Security, o custo médio global da violação de dados em 2023 foi de US$ 4,45 milhões, enquanto no setor de bens de consumo, esse valor chegou a US$ 3,8 milhões. Ataques de ransomware podem paralisar as empresas, com apenas 9% das vítimas recuperando seus dados em um dia.

A tecnologia como aliada na mitigação de riscos

Investir em soluções de segurança cibernética é essencial para proteger dados, sistemas e reputação, sendo mais que recomendado implementar firewalls, sistemas de detecção de intrusões, controles de acesso e criptografia de dados.

Mas apenas adotar essas soluções não é o bastante. O crescente cenário de ameaças exige uma estratégia abrangente de segurança cibernética. Complexos e diversificados, ataques de ransomware se tornaram frequentes, o phishing e a engenharia social continuam a ser relevantes explorando a vulnerabilidade humana para acessar dados confidenciais. Isso sem dizer que os ataques à cadeia de suprimentos e as vulnerabilidades nos PDVs também representam uma crescente ameaça.

Neste contexto, é oportuno mencionar o papel desempenhado pelas soluções gerenciadas de detecção e resposta (MDR). Estes serviços oferecem monitoramento ininterrupto, 24 horas por dia e 7 dias por semana, contando com uma equipe de especialistas dedicados a rastrear ameaças, analisar comportamentos suspeitos e tomar medidas rápidas e eficazes diante de incidentes cibernéticos.

E conforme o tempo avança, precisamos reconhecer que as ameaças contra o setor varejista continuarão a evoluir e se sofisticar. Diante desse cenário em constante mudança, é essencial que os varejistas adotem uma abordagem proativa à segurança cibernética e façam investimentos significativos em soluções eficazes para proteger seus dados e sistemas.

Somente dessa forma poderão garantir sua resiliência e prosperidade no futuro diante de um ambiente digital cada vez mais desafiador.

*Denis Furtado é engenheiro de sistemas e diretor da Smart Solutions, distribuidora brasileira de solução antifraude e de cibersegurança.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar