Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Extintor de incêndio ainda é obrigatório no veículo?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Portal ONSV
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Imagem de Rochak Shukla no Freepik Imagem de Rochak Shukla no Freepik

Há alguns anos, o extintor de incêndio era um equipamento obrigatório nos veículos. Porém, desde outubro de 2015, o extintor passou a ser facultativo em automóveis de passeio e veículos utilitários, conforme a Resolução 556/2015 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Vale ressaltar que o uso do extintor de incêndio permanece obrigatório para caminhões, caminhões trator, micro-ônibus, ônibus e outros veículos de transporte coletivo, como táxis, por exemplo.

Devido a decisão do Contran, hoje em dia a grande maioria dos carros de passeio são comercializados sem o equipamento. Mas isso não impede que o motorista decida por comprar e instalar os extintores.

Risco de multa

Atenção! Mesmo com o uso facultativo, se o seu veículo possuir o extintor, é preciso que ele esteja dentro das normas. Caso contrário, você pode estar sujeito a multa.

Quais são as especificações?

Ainda segundo a Resolução do Contran, é necessário que o extintor seja carregado obrigatoriamente com carga de pó químico, seja do tipo ABC (capaz de apagar três classes de incêndio), esteja lacrado, dentro do prazo de validade, com suporte de fixação e indicador de pressão na posição correta.

Ao não cumprir essas especificações, o motorista está cometendo uma infração grave, podendo perder 5 pontos na Carteira de Habilitação, receber uma multa de R$195,23 e ainda ter o veículo retido para regularização.

Para evitar problemas, o motorista pode retirar o extintor de incêndio do carro, já que é facultativo, ou comprar um novo, que atenda as especificações legais e esteja instalado de maneira correta no veículo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar