Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como a integração entre indústria e universidades pode trazer benefícios para as empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Allan Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Como a integração entre indústria e universidades pode trazer benefícios para as empresas

Por Thiago Turcato, gerente de suporte técnico da Mitsubishi Electric Brasil

A parceria entre instituições de ensino e a indústria na área de pesquisa científica é uma prática consolidada no mercado que já rendeu diversas inovações em áreas como TI e farmacêutica. Mas, de algum tempo para cá, as empresas estão percebendo que existem mais possibilidades além do desenvolvimento de produtos e serviços, passando a investir na formação de mão de obra especializada indo além dos tradicionais programas de estágio.

Para atender à demanda da indústria, outros modelos de parceria, além da científica, estão sendo implementados, e muitas empresas já perceberam suas vantagens, investindo cada vez mais em iniciativas que envolvem instituições de ensino, que vão desde doações de equipamentos e patrocínios institucionais, até a promoção e desenvolvimento de competições e concursos, entre outras iniciativas.

Já, as instituições de ensino, geralmente são muito receptivas e demonstram grande interesse em estreitar esse relacionamento, uma vez que traz inúmeros benefícios.

Como funciona?

A adoção de sistemas e soluções de automação industrial é apontada como fundamental para que setores como o de manufatura, alimentos e bebidas, mineração, entre outros, obtenham mais produtividade e reduzam seus custos, aumentando a sua participação no mercado. Já setores como infraestrutura, saneamento e distribuição de energia precisam automatizar seus processos para entregar melhores serviços para a população.

Todos esses setores enfrentam um desafio em comum, a falta de mão de obra especializada. Por isso, é preciso fomentar um relacionamento mais próximo com instituições de ensino superior e cursos técnicos, o que pode ser viabilizado através de colaboradores da empresa com a instituição em que estudou ou então por meio dos coordenadores dos cursos com mais sinergia ao objetivo do projeto da empresa. Por fim, indicações via networking (parceiros) também são sempre um bom caminho.

Por que fomentar esse novo modelo de relacionamento?

Apresente um desafio a um estudante de engenharia e é quase certo que ele irá “mergulhar” no problema até encontrar a solução. Por isso, a criação de competições ou concursos estudantis oferece a oportunidade de incentivar esse espírito de inovação, com a mentoria de profissionais, simulando a realidade do mercado de trabalho, principalmente quando a meta é o desenvolvimento de aplicações que possam ser utilizadas em situações reais da indústria no mercado em geral.

Essa maior integração faz com que o mercado de trabalho possa absorver melhor e mais facilmente os novos profissionais. À medida que há uma aproximação maior entre a Indústria e a Academia, os recém-formados podem chegar ao mercado de trabalho mais preparados para a realidade do mercado industrial, facilitando assim essa transição tanto por parte do indivíduo como por parte das empresas.

É a famosa relação ganha-ganha. As empresas recebem jovens mais bem preparados para assumirem as suas posições. E, os estudantes, chegam ao mercado de trabalho com maior conhecimento técnico e, também, com um melhor entendimento do ambiente corporativo.

Esse novo modelo será possível a partir de maiores conexões entre empresas e instituições de ensino, gerando oportunidades de crescimento para ambos os lados. Devemos ensinar, aprender e inovar juntos para então prosperar e criar uma sociedade mais justa e sustentável.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar