Brasil,

Motivação e felicidade da equipe. Correndo 400 metros com barreiras

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sarah Dias
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Motivação e felicidade da equipe. Correndo 400 metros com barreiras

*Ricardo Lopes, sócio-diretor comercial da CBYK

O melhor representante brasileiro no atletismo atualmente é o Alisson dos Santos, conhecido como Piú, corredor dos 400 metros com barreiras, uma das provas mais difíceis nas pistas. É uma esperança de medalha olímpica para o País.

Lendo a história do Piú, eu me lembrei de um mito do esporte, o americano Edwin Moses, que simplesmente venceu 107 competições seguidas na modalidade do nosso Piú, incluindo três mundiais e duas olimpíadas. Com o boicote norte americano às olimpíadas de Moscou (1980), provavelmente perdeu um tricampeonato olímpico, algo inédito então. Mas, não perdeu a motivação. Poucas semanas da prova olímpica bateu o recorde mundial em uma raia universitária.

Talento sem motivação não chega às finais olímpicas e, em outra seara, não leva uma empresa ao sucesso. A empresa precisa ter uma liderança que seja voltada à cultura organizacional que motive seus colaboradores a sempre melhorar, a encontrar qualidades e vantagens competitivas que, no final, irão melhorar os resultados da empresa e o desempenho individual.

Edwin Moses teve a motivação da busca pelo ouro esportivo, que o fez procurar diferenciais competitivos para vencer os grandes corredores europeus, que dominavam a prova. Estudante de física, foi buscar nas leis do movimento o segredo da vitória: dar 13 passadas entre as barreiras e não 14, utilizando sempre a mesma perna para a impulsão, o que foi possível aproveitando ser mais alto e mais forte do que seus competidores. Com o talento natural e as qualidades desenvolvidas com muito estudo e treino, mas sem a motivação que o movia, provavelmente Moses teria se tornado um bom professor de física e não um dos deuses do atletismo.

E você, como motiva a sua equipe? Como desenvolve uma cultura de inovação, de esforço, de busca permanente pela melhoria? O que os motiva - e, mais importante, o que motiva você?

Nenhum atleta ou colaborador irá trabalhar duramente todos os dias, tentando equilibrar a vida profissional e pessoal, por longos ciclos de treino ou produção, sem estar efetivamente motivado pelo clima organizacional. E a maior parte deste impulso precisará ser dado pela empresa e pela liderança - esta, claramente, precisa mostrar paixão pelo que faz, pela equipe, pela empresa - os mercados altamente competitivos e fluídos de hoje não permitem mais que as pessoas simplesmente “batam o ponto” e cumpram as suas rotinas.

Na definição do professor Takeshy Tachizawa, “o clima organizacional pode ser definido como o grau de satisfação demonstrado pelos membros de uma organização na qual a motivação é fator fundamental para a realização dos trabalhos”.

Tal definição é confirmada por vários estudos, e destaco pesquisa da consultoria Robert Half que buscou entender como empresas e trabalhadores se sentem em relação ao trabalho. Os resultados mostram que 89% das companhias reconhecem que bons resultados estão diretamente ligados à motivação e à felicidade dos colaboradores. Já as respostas dos colaboradores apontam as principais razões para tal: gostar muito da profissão (69%), o equilíbrio entre vida pessoal e profissional (62%), ser tratado com igualdade e respeito (58%), sentir orgulho da organização (53%) e sentir-se realizado com o trabalho (51%).

Uma ferramenta para construir a satisfação na empresa e na carreira está no uso de tecnologia para otimizar o trabalho da equipe. Tecnologias personalizadas, pensadas de acordo com demandas específicas, certamente contribuem para a empresa proporcionar melhor ambiente e melhor aproveitamento do tempo no dia a dia de públicos interno e externo. Um artigo publicado pelo MIT revela uma lucratividade 23% maior em organizações que possuem maturidade de atuação no meio digital, confirmando a utilidade de embarcar tecnologia nas organizações. O uso de sistemas modernos se tornou indispensável para todas as organizações que visam o futuro. Não estar atento ao que a tecnologia pode proporcionar ao negócio, à equipe e aos clientes é um desserviço a eles e aos acionistas.

Investir em tecnologia é um pressuposto para manter a competitividade no mercado, como ferramenta para aumento de produtividade, inovação e melhoria da cultura organizacional. A inovação permite que a equipe trabalhe de forma eficiente, reduzindo tarefas repetitivas, entendendo melhor o seu papel na organização e aumentando a motivação. Com adoção de softwares de individualização, treinamento para uma cultura de inovação e motivação das equipes, as chances de êxito empresarial crescem muito, com indivíduos e equipes identificando e desenvolvendo suas melhores habilidades.

A propósito, creio que o Piú dá 13 passadas entre as barreiras, como o Edwin Moses.

Ricardo Lopes - Com mais de 23 anos de experiência, Ricardo atua com vendas de soluções de tecnologia, passou por grandes companhias antes de chegar na CBYK. O executivo teve grande sucesso atuando no setor público com vendas de soluções SaaS, PaaS, IaaS, Fábrica de Software e alocação de recursos para um fornecedor de serviços líder no setor. Com formação em Ciência da Computação na Universidade Paulista, MBA pela FGV, Lopes é sócio-diretor na CBYK, desenvolvedora de software e de soluções personalizadas de TI para diversas indústrias do mercado brasileiro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar