Brasil,

Culturas Agrícolas Sustentam o Seguro Rural

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  SINDSEGRS
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por Guilherme Bini, Presidente do Sindicato das Seguradoras do Rio Grande do Sul (Sindsegrs)*

O Rio Grande do Sul enfrentou por três anos consecutivos fortes estiagens, que prejudicaram sobremaneira o setor do agronegócio. Isso determinou um aumento expressivo dos pedidos de indenizações do seguro rural. Contudo, tal cenário não se repete neste ano, inclusive há a perspectiva de boa safra. Embora o seguro rural tenha caído 27,8% no Estado segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), as perspectivas para este tipo de modalidade são positivas.

Não há dúvidas de que o mercado de seguro rural teve um sensível aquecimento nos últimos anos. Dados do Mapa indicam que 16 mil produtores gaúchos contrataram 22,2 mil apólices de seguro em 2023. A retração observada atualmente, contudo, se deve a vários fatores que não apenas o clima. É possível perceber que, na última safra, o produtor detinha uma margem de lucro menor em função do aumento do custo de produção e da queda do preço da commodity. Com isto, muitos produtores do campo repensaram a condição de contratar o seguro agrícola. Outro ponto é a diminuição das subvenções do Governo Federal, que obriga muitos produtores a arcarem com a despesa integral do seguro.

Porém, o cenário brasileiro de seguro rural aponta para uma perspectiva de crescimento. Um dos motivos é a variedade de culturas agrícolas brasileiras cobertas pelo seguro. Levando ao zoneamento, que oportuniza as chamadas “janelas de plantio”. No Estado, estamos começando a comercialização dos seguros para os grãos de inverno, como cevada, canola e trigo. Em seguida, iniciaremos as vendas para seguro de frutas, que interessam especialmente à região da Serra gaúcha.

É fato que os eventos climáticos têm influência nas contratações do seguro agrícola. Basta observar o volume de indenizações dos últimos anos. Porém esses mesmos efeitos que levam a uma procura maior pelo seguro, também são responsáveis pela elevação do custo do produto, o que nos remete novamente à questão da necessidade da subvenção do Governo. Mas é mais do que isso. A seca histórica, assim como os ciclones e tempestades, que acometeram o Rio Grande do Sul no último ano, ensinaram a se dar a devida importância ao seguro. Afinal, quanto maior o risco, maior é a preocupação do produtor rural. E o seguro agrícola é uma ferramenta de proteção não somente para o produtor, mas também para toda a sociedade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar