Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como integrar o ESG na estratégia corporativa em empresas de tecnologia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Yole Pereira de Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Como integrar o ESG na estratégia corporativa em empresas de tecnologia

Carolina Cabral*

Em um mundo cada vez mais voltado para práticas sustentáveis, as empresas de tecnologia enfrentam, diariamente, o desafio de integrar as práticas de ESG em suas estratégias corporativas. A adoção dessas ações não é apenas uma questão de responsabilidade, mas também uma oportunidade estratégica para impulsionar a inovação, a competitividade e o valor a longo prazo.

A governança desempenha um papel crucial na integração do ESG, estabelecendo a estrutura e os princípios que guiam a tomada de decisões alinhadas com a sustentabilidade. Para empresas de tecnologia, isso significa criar políticas claras, responsabilidades e práticas de gestão que promovam a transparência, a ética e a inclusão.

Uma governança eficaz requer o comprometimento da liderança. Como CEO, acredito que devemos liderar pelo exemplo, incorporando os princípios ESG nas decisões estratégicas e operacionais. Isso inclui a adoção de tecnologias limpas, práticas de trabalho justas e a promoção da diversidade e inclusão.

A dimensão social do ESG enfatiza a importância das relações humanas, tanto internamente quanto na comunidade na qual a empresa está inserida. Para as empresas de tecnologia, isso se traduz em promover um ambiente de trabalho inclusivo e diverso, investir em desenvolvimento de talentos e garantir práticas éticas em toda a cadeia.

Além disso, as empresas podem exercer um impacto positivo na sociedade por meio de iniciativas de tecnologia para o bem social, como programas de educação em STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) para comunidades desfavorecidas ou o desenvolvimento de soluções tecnológicas para desafios sociais e ambientais.

A integração efetiva do ESG na estratégia corporativa exige uma abordagem holística e o comprometimento em todos os níveis da organização. Isso envolve definir metas claras de ESG, medir o progresso e comunicar os resultados transparentemente aos stakeholders.

A inovação desempenha um papel fundamental nesse processo. Ao aproveitar a tecnologia para desenvolver soluções sustentáveis, as empresas de tecnologia não apenas contribuem para um futuro mais verde e justo, mas também se posicionam à frente na corrida pela inovação e pelo sucesso a longo prazo.

*Carolina Cabral é mãe do Gustavo e esposa da Patricia, nascida em Joinville (SC), formada em Administração. Ingressou na Nimbi em 2006 como estagiária no escritório localizado na Cidade de Joinville (SC), a CEO tinha apenas 19 anos. Ela passou por grandes projetos nas Cidades de Curitiba (PR), Londrina (PR), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) em áreas como BPO, Central de Compras, Leilão, Consultoria de Compras, Logística, Implantação, Relacionamento com o Cliente, Comercial e Marketing. Após 15 anos chegou a posição de CEO da companhia repleta de desafios. A Nimbi é uma empresa de Tecnologia, que tem como objetivo impulsionar a economia por meio da democratização do acesso a soluções tecnológicas para Procurement, trazendo mais eficiência e competitividade para empresas de todos os tamanhos. Atualmente, a empresa conta com 100 colaboradores e o clima de oportunidade e diversidade é um dos diferenciais da companhia para manter o seu crescimento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar