Brasil,

Terroristas atacam navio norueguês no Mar Vermelho – aumento do custo do seguro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aparecido Rocha – insurance reviewer
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Aparecido Rocha – insurance reviewer Aparecido Rocha – insurance reviewer

O custo do transporte de mercadorias pelo Mar Vermelho está aumentando à medida que os Houthis do Iêmen intensificam os ataques a navios supostamente ligados a Israel. Fontes da indústria alertam para o temor de uma possível interrupção no abastecimento global que navega pela região.

De acordo com a Reuters, hoje, 12 de dezembro, os Houthis do Iêmen afirmaram que atingiram um navio-tanque comercial norueguês com um míssil em seu mais recente protesto contra a invasão de Gaza por Israel, destacando os riscos de um conflito que afeta o Oriente Médio.

Cerca de 23 mil navios passam pelo Estreito de Bab al-Mandab, que conecta o Mar Vermelho ao Golfo de Aden, o que facilita os ataques direcionados. Duncan Potts, ex vice almirante da Marinha Real britânica e ex comandante de segurança marítima no Golfo, afirma que esses ataques têm o potencial de se tornarem uma ameaça econômica estratégica global, além de uma ameaça geopolítica regional.

O mercado de seguros de Londres incluiu o sul do Mar Vermelho em sua lista de áreas de alto risco. Navios que navegam por essas áreas precisam notificar suas seguradoras e pagar um prêmio adicional por um período de cobertura de sete dias.

Os prêmios de risco de guerra subiram esta semana, estimados em entre 0,1%, 0,15% a 0,2% do valor do navio, em comparação com 0,07% da semana passada. Embora haja descontos aplicados, isso ainda resulta em custos adicionais de dezenas de milhares de dólares para uma viagem de sete dias.

O recente incidente adiciona um nível a mais de instabilidade para os operadores comerciais no Mar Vermelho, que provavelmente continuarão a enfrentar altas taxas no curto e médio prazo, de acordo com Munro Anderson, chefe de operações da Vessel Protect, especialista em riscos de guerra marítima, parte da seguradora Pen Underwriting.

As tarifas médias diárias para superpetroleiros, que podem transportar até 2 milhões de barris de petróleo bruto, aumentaram para mais de 60 mil dólares por dia, em comparação com cerca de 40 mil dólares por dia no mês passado, segundo estimativas da Braemar, corretora de navios.

Algumas empresas marítimas já estão redirecionando seus navios pelo Cabo da Boa Esperança, evitando o Mar Vermelho, o que acrescenta tempo de viagem e custos adicionais.

A navegação comercial nunca deve ser uma vítima colateral de conflitos geopolíticos, e os países devem trabalhar juntos para garantir uma navegação global segura e sem obstáculos.

Aparecido Rocha – insurance reviewer


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar