Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Dia do Síndico: 4 dicas para uma gestão eficaz e harmoniosa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Anne Morais
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Especialista em gestão condominial compartilha sua experiência

Em 30 de novembro é celebrado o Dia do Síndico, figura de suma importância para a vida condominial, a pessoa responsável por representar os interesses dos moradores, bem como por zelar pela harmonia, saúde financeira, segurança, manutenção e conservação do patrimônio comum. Com a difícil função de equilibrar todos esses pontos, nem sempre o síndico é a pessoa mais querida do prédio, mas esse cenário vem mudando.

Mesmo após o fim da pandemia, as pessoas estão passando mais tempo em casa, valorizando os momentos de descanso e querendo o mínimo de problemas para seu dia a dia. Diante disso, quanto menos atritos entre os moradores dos prédios, melhor, o que também reflete uma boa gestão condominial.

“As pessoas querem uma gestão simplificada e transparente. Não é à toa que vimos a busca por aplicativos condominiais crescer consideravelmente. Na uCondo, já temos 350 mil moradores usando a plataforma. Da mesma forma, acompanhamos uma crescente da profissionalização de síndicos. Isso mostra que os condôminos querem mais praticidade, eficiência na resolução de problemas e qualidade de vida”, avalia Léo Mack, COO e cofundador da uCondo, startup e plataforma para gestão de condomínios.

Confira algumas dicas dele para uma gestão eficaz e harmoniosa:

Comunicação transparente e objetiva

“É essencial que todos estejam cientes das regras do condomínio, as datas de pagamentos, os combinados acordados, objetivos a curto e longo prazos, entrada e saída de dinheiro. Para isso, a comunicação precisa ser transparente, chegar a todos os envolvidos e que tudo esteja muito bem explicado”, ressalta Léo. De acordo com sua experiência, se todos estão envolvidos na gestão, mesmo que apenas sabendo do que está ocorrendo, isso faz com que haja menos desacordos e uma convivência mais respeitosa.

Evite o uso de WhatsApp na gestão

Embora a comunicação seja essencial, o ideal é fugir do uso de redes sociais como o WhatsApp. “Na teoria pode ser maravilhoso reunir todos os moradores em um só grupo no WhatsApp, mas, na prática, o que vemos, são discussões, comunicados que se perdem, ataques e exposições desnecessárias”. Além disso, ao compartilhar contatos e dados com todos no grupo, o síndico pode ferir os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Conte com tecnologia especializada

Para facilitar a gestão, é possível contar com tecnologia voltada especialmente para condomínios. De maneira prática, o síndico consegue manter uma comunicação clara, estabelecer uma política de cobrança eficiente, gerar relatórios e fazer a gestão de tudo que é necessário. Encontrar a plataforma mais completa e que atende as necessidades do condomínio pode transformar a vida dos condôminos.

“Todos os dias recebemos o feedback de moradores, síndicos e administradores sobre o quanto a plataforma da uCondo mudou a convivência do condomínio. Além de funcionalidades específicas para esse tipo de gestão, usamos a tecnologia para sempre aprimorar o que oferecemos e adicionar novos recursos a partir do que observamos ser essencial para o bem-estar de todos”, ressalta Léo.

Busque forma de economias ou benefícios

Os custos adicionais e aumento de taxas condominiais são grandes obstáculos para a harmonia em condomínios. Então, toda economia ou benefício para os moradores são bem-vindos.

“Além de uma gestão financeira transparente, onde todos sabem para onde estão direcionados os recursos, há formas de diminuir alguns gastos que, no montante, faz toda a diferença. Na uCondo, vimos uma economia de R$ 4 milhões ao cortar cobranças por emissões de boletos e segunda via de faturas. Além disso, disponibilizamos na plataforma cupons de desconto para vários produtos e serviços, seja um carvão mais em conta para o churrasco do fim de semana ou alimentação para os pets. Ou seja, todo mundo se beneficia”, explica o especialista.

Síndicos profissionais

Se possível, vale a pena contar com os síndicos profissionais. “Estamos falando de pessoas que não dividem suas atenções com outra atividade, que se dedicam a fazer a gestão e resolver as questões dos condomínios. Além disso, há um distanciamento pessoal. Não é o vizinho que está cobrando, reforçando regras ou gerenciando conflitos”, completa Léo Mack.

Segundo dados da SíndicoNet, o mercado de síndicos profissionais vive um “boom” no Brasil. Em 2023, o número de profissionais da área já ultrapassa 420 mil pessoas. Há 10 anos, cerca de 6% dos condomínios brasileiros eram administrados por síndicos especializados. Atualmente, esse percentual se aproxima de 20% – um em cada cinco empreendimentos tem um síndico com dedicação integral,

Fundada em 2015 por Marcus Nobre (CEO e Co-founder), Leonardo Mack (COO e Co-founder), Juliano Corso (CTO e Co-founder) e Ivan Benkendorf (PM e Co-founder), em Curitiba (PR), a uCondo otimiza a operação das administradoras de condomínios, o dia a dia do síndico e dos funcionários e leva comodidade para os moradores. É uma startup que se destaca no mercado nacional por oferecer uma solução inovadora que cabe no bolso: um sistema e aplicativo de comunicação e gestão financeira completa para condomínios. A uCondo também faz parte do Órbi Conecta, o principal hub de inovação e empreendedorismo digital de Minas Gerais, e do Cubo Itaú, em São Paulo, o mais relevante centro de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar