Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Portos fechados e impactos no seguro de transporte

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aparecido Rocha – insurance reviewer
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Aparecido Rocha – insurance reviewer Aparecido Rocha – insurance reviewer

As intensas chuvas que atingiram o Sul do Brasil no início de outubro de 2023 estão prejudicando o comércio exterior brasileiro e causando consequências diretas em toda a cadeia de logística e de suprimentos, afetando também outros setores da economia.

O fechamento do canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes, em Santa Catarina (SC) durante 18 dias, devido as condições climáticas do estado, deixou muitos navios atracados em alto-mar à espera da reabertura dos portos, que ocorreu no dia 21. Esse evento de força maior obrigou algumas embarcações a desembarcar em portos de outros estados. Durante o período em que os portos estiveram fechados, várias cargas destinadas à exportação foram transferidas por via terrestre para outros portos. Ao mesmo tempo, outros navios que chegavam do exterior com destino à SC foram redirecionados para outros portos. Os portos de Paranaguá, no Paraná, e Rio Grande, no Rio Grande do Sul, também enfrentaram problemas com as chuvas e tiveram paralisações.

Com os portos fechados ou operando abaixo da capacidade, milhares de contêineres, contendo todos os tipos de mercadorias, ficaram parados nas áreas portuárias aguardando a atracação dos navios. Além disso, outros contêineres permaneceram retidos nos navios que chegaram do exterior, trazendo mercadorias para diversos importadores brasileiros.

O fechamento dos portos pode ter vários impactos nos seguros de transportes, incluindo os seguintes:

1. Aumento do risco de avarias: Se os portos estiverem fechados, os navios podem ser forçados a esperar em alto mar, expostos a condições climáticas adversas e avarias. Isso aumenta o risco de danos à carga.

2. Atraso no transporte: O fechamento dos portos pode causar atrasos significativos nas operações de transporte, o que pode afetar a validade das coberturas de seguro. Algumas apólices de seguro têm cláusulas de prazo fixo, o que significa que a cobertura pode expirar se o transporte não for concluído dentro de um determinado período de tempo.

3. Riscos excluídos: As apólices de seguro não cobrem despesas indiretas, tais como atrasos, multas contratuais, custos de demurrage (sobreestadia de contêineres), lucos cessantes, custos de armazenagens, entre outros.

4. Término da cobertura: As seguradoras adotam os Incoterms como cláusula do contrato de seguro de transporte internacional, uma vez que o termo negociado indica com precisão o momento exato da transferência de responsabilidade sobre a mercadoria negociada. No caso da exportação, por exemplo, as possíveis avarias ocorridas na área portuária antes do embarque no navio não estão cobertas, mesmo que o termo negociado seja CIF (Cost Insurance And Freight), pois, nessa condição, a cobertura do seguro começa apenas quando a mercadoria é colocada a bordo do navio.

Os impactos dos portos fechados nos seguros de transporte podem variar dependendo das circunstâncias específicas de cada caso, das cláusulas da apólice de seguro e das condições contratuais entre as partes envolvidas. Recomenda-se que os segurados consultem seus corretores e seguradoras para obter informações mais detalhadas sobre como o fechamento dos portos pode afetar sua cobertura de seguro.

Aparecido Rocha – insurance reviewer


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar