Ranking 100 Open Startups anuncia novas categorias para a 8ª edição da premiação

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Patrícia Nascimento

Top Open Corps Middle Market e Top Open Scaleups estão entre as novidades para este ano; expectativa é que contratos de open innovation movimentem R$ 5 bi entre startups e corporações

Em sua oitava edição, o Ranking 100 Open Startups - que destaca as startups mais atraentes para o mercado corporativo e as empresas que mais fazem open innovation com as startups - traz novidades. A partir deste ano, passam a integrar a lista de premiação as categorias Top Open Corps Middle Market (corporações com faturamento de até US$200 milhões) e Top Open Scaleups (para startups que ultrapassaram US$2,5 milhões de faturamento ou investimentos). Embora as inscrições permaneçam abertas durante o ano inteiro, para 2023, o Ranking 100 Open Startups considera os contratos ativos a qualquer momento entre 01 de julho de 2022 e 30 de junho de 2023, os quais precisam ser devidamente declarados e validados na plataforma até a data máxima (31 de julho de 2023) por meio deste link.

Realizado pela 100 Open Startups - plataforma líder em open innovation no país, o maior ranking corporativo latino-americano registrou, em 2022, mais de 42 mil contratos, além de 3.821 startups que fecharam acordos com corporações. Para este ano, a expectativa é que os contratos de open innovation atinjam a marca de R$ 5 bilhões transacionados entre corporações e startups, e que mais de 10 mil empresas (entre corporações e startups) fechem contratos entre si.

“As novas categorias vieram para atender demandas do próprio mercado e nós entendemos que esse movimento abre bastante o espectro de corporações e startups premiadas. Desta forma, cada vez mais empresas estão conseguindo participar da premiação, conquistando visibilidade e reconhecimento por seus esforços em open innovation”, explica Bruno Rondani, fundador e CEO da 100 Open Startups.

Para participar do Ranking 100 Open Startups, as corporações e startups devem informar no sistema da premiação os seus contratos de open innovation que estiveram ativos entre julho de 2022 e junho de 2023. As informações cadastradas devem, então, ser confirmadas pela outra parte para valerem pontos ao Ranking. O número de pontos é calculado com base na quantidade e intensidade desses contratos entre corporações e startups, de forma que a metodologia é 100% objetiva e baseada em dados.

Dicas para se destacar no Ranking 100 Open StartupsPara as corporações e startups que desejam se destacar no Ranking, a 100 Open Startups lista algumas dicas que podem impulsionar o sucesso da empresa:

1. Invista em uma cultura corporativa aberta à inovação: A principal dificuldade que as corporações e startups encontram para a prática de open innovation é a falta de uma cultura aberta à inovação e de profissionais capacitados para esse relacionamento com startups. O caminho para melhorar o desempenho em open innovation pode ser olhar para esses dois gaps e investir em solucioná-los.

2. Envolva todo o time: Muitas vezes, as áreas de inovação das empresas, em especial as muito grandes, não têm uma visão completa de todos os contratos firmados com startups nas diferentes áreas. Por isso, muitas realizam campanhas internas de engajamento das diferentes áreas no levantamento e cadastro dos contratos firmados.

3. Não deixe os cadastros no Ranking para a última hora: Todos os contratos cadastrados devem ser validados pela outra ponta. Por isso, é fundamental que haja tempo hábil para essa confirmação dos seus parceiros de negócios, a fim de que nenhum ponto fique de fora. Por isso, fique atento ao prazo de 31 de julho.

“Entendemos que o Ranking 100 Open Startups estimula e dá visibilidade à prática de open innovation. É um ciclo virtuoso, no qual a expansão da prática também resulta no crescimento do Ranking a cada ano. E como a open innovation é uma estratégia de inovação do tipo ganha-ganha, pois devolve valor às open startups e propicia sua evolução, tudo isso contribui para o crescimento do ecossistema de inovação de forma geral”, finaliza Bruno Rondani.

O anúncio da 8ª edição do Ranking será feito na noite de 18 de outubro. Para mais informações e inscrições, acesse o site 100os.net/ranking.

Sobre a 100 Open Startups: A 100 Open Startups é a plataforma de open innovation pioneira e líder na América Latina, que tem como missão transformar o mercado e a sociedade a partir da inovação pela colaboração entre empresas e startups. Desde 2008, organiza a Open Innovation Week - Oiweek, comunidade que reúne mais de 200 mil profissionais e, desde 2016, publica o Ranking 100 Open Startups, que monitora a evolução da prática da inovação aberta e premia as empresas e startups líderes. A plataforma digital já facilitou mais de 1 milhão de interações que resultaram no registro de quase 70 mil acordos de open innovation e R$ 3,9 bilhões em contratos entre startups e corporações. Atualmente, são mais de 25 mil startups e 7 mil corporações participantes da plataforma.