Brasil,

Autovistoria de seguros: Será mesmo uma autovistoria, ou um trabalho transferido para outro fazer, sem remuneração?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Armando Luís Francisco
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Armando Luís Francisco Armando Luís Francisco

Se houver corretor que ache ruim a autovistoria, considero que será uma parcela menor de corretores. E boa parte dos segurados ainda está se adaptando ao método. Realmente, esse sistema também diminuiu radicalmente os vistoriadores presenciais, infelizmente. Portanto, não há que se falar em volta ao modelo antigo, não é mesmo?

Porém, o termo autovistoria é impreciso. A vistoria é realizada por um ser humano, ela não se conclui sem esse atributo ou por meio robótico, no automático. O que existe é a transferência de responsabilidade ou função de trabalho para alguém, onde se transmuta para o segurado ou para o corretor, a tarefa não remunerada de se fazer a vistoria para um terceirizado, com função exígua de agir nisso em que presta serviços ou para uma seguradora.

Mas, entre a necessidade e a perfeição há uma lacuna muito grande. O modelo atual tem sido muito criticado, tanto do ponto de vista da própria modernização, como do ponto de vista ético e prático.

Vou dar exemplo:

O corretor transmite a proposta e a seguradora envia o link para o segurado fazer a vistoria. Em contrapartida, o segurado precisa de um celular com boa câmera e internet. Depois, seguir os passos e modelos apresentados no programa da seguradora. Finalmente, concluir a vistoria. Observe, quase sempre que isso acontece, o corretor se envolve de alguma maneira, portanto, sem remuneração sobre este serviço. Lembre-se: o corretor vende seguros, mas a tarefa de fazer a vistoria não é dele, por isso existe uma empresa que cuida desse detalhe e ganha para fazer isso.

Nesse espaço de tarefas, linkado no programa, o mesmo não pode cair. Caso a internet fique lenta ou sem conexão, o programa volta ao início. Caso a foto não seja boa, tem que se tirar mais e mais fotos. Inclusive, entrar debaixo dos bancos para fotos do chassi, muitas vezes ou sujar-se de graxa quando está próximo ao motor. Na última etapa o programa cai e é necessário reiniciar toda a tarefa, em alguns programas.

Focando no exemplo, ainda nesta semana um cliente não conseguiu fazer a vistoria porque o programa da empresa que faz a vistoria estava cheia de bugs. Então, no último dia, uma pessoa do nosso escritório saiu para fazer essa "autovistoria". Sim, ainda bem que foi lá, senão a proposta seria devolvida, gerando a própria devolução da proposta; a devolução do prêmio pago, retrabalho, insatisfação etc.

Mas qual foi a experiência da pessoa que trabalha nesta corretora? Horrível! Precisou pelo menos refazer as fotos seis vezes de cada parte. O tempo tomado foi de aproximadamente 45 minutos. O segurado, entretanto, ainda que paciente, ficou sem sair do local por causa disso.

Mas isso não é o pior! Em contato direto por telefone e humanizado com a empresa responsável pela vistoria (lembre-se: a responsabilidade da vistoria não é do segurado e nem do corretor), este foi informado que todas as fotos tinham sido salvas anteriormente. Então, vamos começar com a primeira sensação: o programa parou no tempo? e na sua criação de suas próprias virtudes evolutivas?. Pense, se as fotos foram salvas, porque as fotos salvas continuaram a ser solicitadas? Com IA e o programa bem escrito e desenhado, aquela parte da vistoria seria informada como salva e não seria mais necessária, ou estou enganado? Assim, voltaria apenas para o que faltasse, mas com menos solicitações. Porém, por que não foi feito isso, já que esse tipo de sistema já tem alguns anos, incentivado pela pandemia? Parou no tempo? Não evoluiu? O quê? Sendo que milhões de segurados procedem com esse tipo de vistoria? Porém, as seguradoras pagam por este serviço, que deveria evoluir constantemente. Novamente, por que dois ou três anos depois, um simples detalhe como este continua sendo ignorado?

Ainda mais, que tal incluir SMS, novidades, um mapa mais informativo, simplificação, respeito ao consumidor, respeito ao corretor? Nessas horas o corretor sofre danos de tudo o que existe de material, moral e consequente responsabilidade na terra.

Quero deixar bem claro que não faço crítica individual a qualquer empresa que presta serviços nessa área, pois considero que todas fizeram esta indústria evoluir, mas simplesmente visa o crescimento e a competência de cada qual nesta área. Afinal, tudo deve ser feito para o bem do consumidor, nosso verdadeiro alvo de satisfação, mas o que está acontecendo pode ser encarado como certo prejuízo para alguns segurados.

Entretanto, a questão ética vai ser tratada em um outro momento e já adianto: os corretores de seguros e segurados estão se tornando como escravos funcionais da autovistoria, como foram as décadas de venda do custo de apólice, sem qualquer ressarcimento financeiro de seu trabalho ao corretor. Por óbvio, o segurado também! Então, vou tratar inclusive de questões trabalhistas, já que houve um disparo para execução de tarefa por outrem, opino, que deve haver o dever da compensação financeira!

Armando Luís Francisco
Jornalista e Corretor de Seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar