Brasil,

A relação da tributação com a competitividade da sua empresa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Garcia
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Karen Semeone, Gerente Tributária da Systax Karen Semeone, Gerente Tributária da Systax

Atenção à gestão tributária deve ter importância redobrada para empresas que almejam o crescimento

Por Karen Semeone*

De fato, manter um bom nível de competitividade é um objetivo pautado por empresas que esperam crescer com suas operações. Visando um salto econômico e a própria expansão das atividades comerciais, fatores que credenciam um posicionamento de destaque no mercado, o gestor tem o desafio de identificar pontos favoráveis à lucratividade do negócio, sem que empecilhos ofusquem planejamentos estratégicos estruturados sob esta finalidade.

Com base em uma visão macro sobre o tema, também é verdade que não são poucas as condições que favorecem ou prejudicam o desenvolvimento de companhias, independentemente de segmentos e escalas de trabalho. Por exemplo, se temos profissionais qualificados, mas as ferramentas disponibilizadas não acompanham a excelência desses colaboradores, não é concebível esperar que os resultados sejam positivos. Os riscos, no caso, existem.

A relação da empresa com a tributação pode ser um trunfo ou um entrave para a conquista de mais competitividade. É preciso reconhecer a realidade fiscal e suas nuances, de modo a garantir uma gestão eficiente, segura e que coloque as atividades em sinergia com a legislação fiscal, sem margem para surpresas desagradáveis.

Mas sem estabilidade tributária, o que se perde? A tributação tem influência direta sobre a precificação de produtos e serviços. Uma carga tributária elevada provoca custos elevados e hoje, no Brasil, de acordo com um estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 33,9% do PIB nacional é composto por impostos.

Sob a perspectiva da governança corporativa, essa condição prejudica o fluxo de recursos direcionados para finalidades importantes, passando desde o investimento em melhorias internas à criação de projetos promissores.

Em um efeito dominó, a lucratividade acaba permanecendo à deriva de uma situação de inconstância na área fiscal, com pagamentos frequentes de impostos os quais, nem sempre, estão sendo conduzidos dentro do que é previsto para o modelo tributário adotado pela organização.

Não se trata de exigir que um empresa com nenhuma especialização no campo tributário -- reconhecidamente complexo e volátil -- tenha um espaço de excelência em operações voltadas para o setor. Porém, é imperativo que essas dificuldades mencionadas sirvam de motivação para que cada vez mais lideranças procurem por soluções efetivas. Certamente, as demandas são numerosas, mas ninguém está sozinho nessa jornada e, felizmente, o mercado de ferramentas fiscais tem atuado com esse mesmo mindset.

Utilizando como referência a hipótese de que a gestão tributária está nos conformes, guiada por profissionais capacitados e uma postura de observância às regras fiscais, a análise é, por efeitos práticos, muito mais otimista. Aqui, o contexto é de segurança econômica, seguindo pilares de conformidade, transparência e racionalização de recursos. Com o cumprimento de todas as obrigações, problemas e cobranças financeiras dão lugar a benefícios fiscais, reduzindo a ocorrência de multas ou sanções altamente prejudiciais.

Logo, é plenamente possível colocar o equilíbrio na tributação como um ponto crítico para a continuidade e o avanço de organizações, com base, especialmente, nos diferenciais que um ambiente tributário consolidado oferece às empresas. Todos as vantagens, inclusive as de teor competitivo, serão consequência de uma nova rotina fiscal, dessa vez, apoiada por princípios regulatórios de valor inestimável.

Poder contar com ferramentas tecnológicas que permitem à companhia uma tributação adequada, com comparativo de preços que considerem o regime tributário do fornecedor e adquirente e que permita de fatio considerar o melhor valor em termos financeiros e tributários e, além disso, contar com uma equipe de profissionais (sejam estes internos ou externos) para revisar pontos de atenção e realização de planejamento tributário estratégico são pontos a serem altamente considerados quando se fala em competitividade financeira e por que não tributária.

*Karen Semeone é Gerente Tributária da Systax, Advogada e especialista em impostos.    

Sobre a Systax       

A Systax Sistemas Fiscais compartilha inteligência tributária para os negócios de seus clientes, juntos por menos esforços e tributação mais inteligente. Acompanha diariamente as mudanças da legislação tributária para garantir a atualização constante dos parâmetros fiscais nos diversos ERPs e outros sistemas. Também valida as informações tributárias que constam na Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), permitindo a correta geração do SPED. Para tanto, mantém uma base de dados com mais de 25 milhões de regras fiscais estaduais e federais, abrangendo ICMS, ICMS-ST, PIS, COFINS e IPI. A Systax combina essas regras para gerar e monitorar mais de 3,5 bilhões de itens dos clientes, sistematizando a tributação de todos os segmentos econômicos nas 27 Unidades Federativas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar