PUC e Universidade do Porto Realizam Painel Sobre Taxas de Juros Aplicadas Por Bancos Centrais
O que existe de semelhança entre Portugal e Brasil no desafio do combate à inflação?
Nesta quarta-feira (19), às 19h30, acontece o painel "Desafios do Combate à Inflação: uma Comparação Transatlântica'. O evento será realizado pelo IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio e pela Universidade Católica do Porto (Portugal) e irá abordar, principalmente, as peculiaridades e as diferenças entre Brasil e Portugal no que se refere às taxas de juros aplicadas pelos bancos centrais para controle da inflação. Os professores Nuno Côrte-Real, da Universidade Católica do Porto, e Luiz Roberto Cunha, da PUC-Rio, serão os painelistas. O encontro, apresentado pelo professor do IAG Luis Fernando Hor-Meyll, será gratuito e transmitido através do link que consta no final do texto.
"Portugal, apesar da taxa de juros aplicada pelo Banco Central europeu (o equivalente à Selic) ser negativa, enfrenta inflação de 8%, a maior dos últimos 30 anos. No caso da Alemanha, economicamente a mais forte da zona do euro, a inflação é a maior em meio século. Mas, Portugal ainda é um país atrativo para os brasileiros porque a taxa de desemprego é baixa e o mercado português precisa de mão-de-obra imigrante para tocar muitos serviços", destaca o professor Côrte-Real.
"Os altos juros brasileiros dos créditos imobiliários, por exemplo, têm impulsionado o índice inflacionário por aqui. A taxa Selic também é bem diferente nos dois lados do oceano. Enquanto em Portugal ela chega a ser negativa, está, no Brasil, batendo a casa dos 13%. A experiência europeia vai ser a diretriz do debate", explica o professor Cunha.
Em ambas as economias (Brasil e Portugal), o Poder Executivo vem questionando a política monetária que tem elevado a taxa de juros para combater a inflação. O impacto disso sobre a atividade econômica irá nortear o painel online promovido pelo IAG e pela UCP. O evento buscará discutir a situação nos dois países, o que, no momento, é mais uma característica a unir brasileiros e portugueses.
Serviço:
Painel "Desafios do Combate à Inflação: uma Comparação Transatlântica" (online e gratuito)
Data: 19/04
Horário: 19h30
Link de transmissão: bit.ly/webinarIAG47Y
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário