Brasil,

Os contratos de publicidade das seguradoras podem desrespeitar os acionistas?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Armando L. Francisco
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Armando L. Francisco Armando L. Francisco

Sabemos que a intenção por trás dos contratos de publicidade e patrocínio também é proteger a marca. No entanto, essa proteção pode ocultar daqueles que investem na empresa a realidade de sua gestão.

Para ilustrar essa possibilidade, vamos considerar um caso hipotético e exagerado - não corresponde à realidade e não é baseado em fatos concretos:

Em um país chamado Despreparo, cuja moeda local era o Despreparo Real (DR$), havia seguradoras que anunciavam em diversas mídias. Porém, havia uma cláusula específica nos contratos que proibia as mídias de falar qualquer coisa que pudesse levar a uma piora na imagem da empresa anunciante, mesmo se fosse uma verdade.

Por consequência, mesmo jornalistas renomados que escreviam muito bem e recebiam vários prêmios eram contratualmente impedidos de ter uma percepção crítica da empresa - eles só poderiam falar bem dela. Com o tempo, os valores dos anúncios pagos começaram a diminuir gradativamente e as empresas corriam o risco de falência. No entanto, o contrato tinha moldado as mídias sociais para serem apenas propagandistas das empresas do país fictício.

Alguns tiveram que se unir em uma única empresa para sobreviver, pois ninguém lia mais nenhuma dessas fantásticas e bem escritas mídias, já que suas vozes não podiam apresentar um contraponto. E o que sobrava em Descontrole? O leilão de preços! Realmente, não havia mais nada além disso. Era a velha história de ganhar para perder!

De fato, como já mencionado, nada disso acontece em nosso país, e acredita-se que isso não aconteça em nenhum lugar do mundo. No entanto, esse exemplo fictício é útil para discutir um tema importante: será que a verdadeira natureza da empresa deve ser apresentada ao acionista, que investe seus recursos para ter lucro e conhecer totalmente seu investimento?

Então, por que uma empresa de Descontrole quer que a mídia fale ou escreva apenas coisas positivas, varrendo seus problemas para debaixo do tapete?

Todos os acionistas concordam que os mecanismos de proteção devem ser ativados para não difamar uma empresa, mas quando a questão é de administração ou problemas recorrentes, a companhia não deveria mostrar a verdade ao acionista?

Será que as empresas que tiveram outras intenções em Descontrole não queriam simplesmente comprar ou corromper a mídia local para evitar expor seus problemas? Às vezes pagando muito caro? Às vezes é muito barato? Às vezes, de graça? Se isso aconteceu em Descontrole, quem sofreu o maior prejuízo lá?

Não seria melhor ter incluído uma cláusula que exigisse que a empresa revelasse os problemas antecipadamente, dando um pequeno prazo para que ela os solucionasse de forma didática? Em Descontrole, infelizmente, as seguradoras tinham muito medo de serem coagidas e pagavam muito para não se expor. Será que o acionista sabia disso tudo?

A minha preocupação tem um fundamento único: o prejuízo ao bolso do acionista. Por isso, mesmo reconhecendo que este é um caso hipotético e hiperbólico, sem conotação com a realidade, pode ser mais um motivo para que os controles das empresas em geral e precisamente as seguradoras se aperfeiçoem, principalmente nos contratos e conceitos de publicidade, para tapar, antes mesmo que se inicie, algum sintoma que prejudique o acionista no mundo real.

Armando L. Francisco
Jornalista e Corretor de Seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar