Brasil,

Escândalo nas Americanas: É possível que a indústria dos seguros seja afetada pelo ocultamento de informações financeiras nos balanços da varejista?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Armando L. Francisco
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Armando L. Francisco Armando L. Francisco

Todos têm conhecimento do que ocorreu com as Americanas, e certamente ninguém desejava esse desfecho. No entanto, os acionistas, em um piscar de olhos, viram seus investimentos quase se evaporarem. Mas afinal, o que realmente aconteceu? Por que isso não foi detectado anteriormente nas diversas auditorias? Por que só se tornou evidente com a declaração de um novo dirigente que logo em seguida renunciou?

Como investidor de seguradoras, e considerando isso ao ler um comentário recente, senti-me preocupado com o que foi relatado: "Mas o que chama a atenção dos especialistas foi como o balanço da Americanas 'escondeu' os R$ 20 bilhões, já que as dívidas bancárias, assim como os juros da transação, foram pagos às instituições financeiras. Para André Pimentel, que atuou na reestruturação das Americanas nos anos 1990, '[...] é em como eles arrumaram um jeito de pagar os juros e justificar uma saída de caixa, sem dizer que eram juros e sem que isso impactasse os resultados'" (LEIA AQUI.).

Deixo claro que o parágrafo anterior não representa a minha opinião, mas ressalta uma importante desconfiança mencionada no texto. Tal contrariedade me faz refletir sobre a possibilidade de haver uma discrepância entre o balanço de uma empresa com ações no mercado e a realidade dos fatos. Portanto, enfatizo a importância dos objetivos das grandes empresas seguradoras e seus investimentos, bem como da Auditoria que conheça os caminhos do desvendar tudo para validar esses objetivos.

Gostaria de ilustrar esse ponto com um exemplo hiperbólico, que não se relaciona com a realidade, mas que serve para ilustrar a questão:

‘No país chamado Descontrole, havia um problema grave na indústria do seguro. Como todo dinheiro deixava um rastro, como poderiam conseguir investimentos para áreas sensíveis? Havia quatro vertentes de uma empresa do mesmo setor que deveriam receber esses investimentos. A ideia inicial foi genial: eles pediram o investimento ao principal funcionário da outra empresa, e em gratidão, devolveram uma parte considerável do valor recebido. Mas o que concedera o investimento esconderia isso em seu balanço, utilizando uma regra muito específica que dava viés e sustentabilidade aos atos praticados.

Mas o que aconteceu depois? Quem pediu o investimento se tornou amigo de quem concedeu o investimento e criou-se um laço afetivo enorme entre eles, a ponto dessa relação ser confundida como sendo uma única coisa de irmandade, o que era proibido totalmente em Descontrole. Imagine: quem pediu não podia ouvir um não, pois estava preso pela palavra e pelo presente recebido. Também, existia um vício de proporções avassaladoras. Assim, um projeto conectava tudo, e todos participavam das mesmas festas e sempre eram vistos juntos e abraçados. A auditoria, infelizmente, não sabia onde procurar o problema, que poderia abrir um buraco no balanço, e o código de ética e compliance não existiam em Descontrole.

A falta de accountability pode ter sido um outro problema grave para empresas de capital aberto deste setor em Descontrole, como testemunhado pelo caso da Americanas, no qual os acionistas foram pegos de surpresa por informações incorretas no balanço. Isso resultou em um desastre tanto para o acionista de referência quanto para os demais investidores, levando a críticas contra a empresa de auditoria. É fundamental, portanto, que as empresas mantenham transparência em seus balanços e garantam que as informações estejam disponíveis para os acionistas. Embora não haja notícias de casos semelhantes na indústria do seguro, é primordial fechar todas as brechas que possam prejudicar o acionista e garantir que ninguém possa alegar ignorância sobre a importância da transparência e do uso indevido do dinheiro e do lucro do acionista .

Armando L. Francisco
Jornalista e Corretor de Seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar