Brasil,

Seguradora que não será mais privatizada pode ser opção para administrar seguro obrigatório

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

O Governo publicou o Decreto 11.478/23, que retira uma série de empresas estatais do programa de desestatização. Entre essas empresas, consta uma surpresa. Trata-se da Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF), que pode estar sendo reservada para algumas finalidades específicas, incluindo a administração do seguro DPVAT. Isso porque o fato de alguns especialistas criticarem, até por questões legais, a escolha de um banco, a Caixa Econômica Federal, para gerir os fundos e pagar indenizações referentes ao DPVAT, pode levar o governo a buscar outras opções para o futuro.

Nesse contexto, a ABGF surge como opção, até por ter algumas vantagens em relação à Caixa. A principal delas é ter sido criada, em 2013, pelo Decreto 7.976/13, como empresa pública, uma sociedade anônima de capital fechado, com 100% das ações em poder da União, com a finalidade, entre outras, de administrar fundos garantidores e prestar garantias às operações de riscos diluídos em áreas “de grande interesse econômico e social”, no qual se enquadra o seguro DPVAT.

Inicialmente, a agência teria a responsabilidade de administrar o Fundo Garantidor de Infraestrutura (FGIE), como garantia de obrigações financeiras do poder público em PPPs e para cobrir riscos (inclusive não gerenciáveis) em concessões, com o objetivo de reduzir a insegurança dos investidores privados.

Em síntese, a agência, vinculada ao Ministério da Fazenda, teria como objetivo contribuir para a execução das políticas públicas relativas à administração de fundos e operacionalização de garantias prestadas com recursos da União. No site da agência é informado que a ABGF chegou, inclusive, a atuar no Seguro de Crédito à Exportação (SCE), que tem por finalidade garantir as operações de crédito à exportação contra os riscos comerciais, políticos e extraordinários que possam afetar as exportações brasileiras de bens e serviços; e no Fundo de Estabilidade do Seguro Rural (FESR). No mesmo site é possível acessar, inclusive, os resultados do FESR referente aos exercícios de 2021 e 2022.

Vale lembrar que a ABGF teve sua autorização para funcionamento cancelada pela ex-superintendente da Susep, Solange Vieira, em novembro de 2020, através da Portaria 7.707/20. Mas, essa decisão pode ser revertida rapidamente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar