Brasil,

89% dos lojistas do e-commerce já investem em ao menos uma rede social para alavancar vendas, aponta Nuvemshop

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Domene
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- Aplicativos de mensagem são o meio mais usado para complementar e apoiar as vendas do e-commerce

- A maioria dos lojistas online escolheu o Instagram para criação de conteúdo
- Dados são do NuvemCommerce 2023, estudo da Nuvemshop sobre o comércio online das Pequenas e Médias empresas brasileiras

De acordo com o estudo NuvemCommerce 2023, realizado pela Nuvemshop -- plataforma para criação de lojas online que é líder na América Latina --, a maioria das pequenas e médias empresas online (89%) já utilizam as redes sociais como canais de venda adicionais ao e-commerce. Aplicativos de mensagens instantâneas são os mais utilizados (73%) e, em segundo lugar, o Instagram Shopping (67%).

Quando o assunto é a divulgação de conteúdo de marca, as redes sociais seguem com grande destaque. Cerca de 97% dos empreendedores afirmaram criar conteúdo para sua marca no Instagram, seguido por Facebook (71%), WhatsApp (63%) e TikTok (33%).

“Apesar da preferência dos lojistas pelo Instagram, o TikTok é a rede social que mais cresce no Brasil. Em 2021 apenas 13% dos lojistas usaram o TikTok para criação de conteúdo e em 2022 este número subiu para 33%. A tendência é de crescimento, visto que a preferência por vídeos curtos segue aumentando ao redor do mundo”, comenta Guilherme Pedroso, country manager da Nuvemshop no Brasil.

De acordo com o relatório Transformação Digital na América Latina, da Atlantico, em 2022, os brasileiros passaram 20 horas semanais no TikTok e 16 no Instagram. “Por conta do grande uso das redes sociais pelos consumidores, é importante que o lojista consolide sua marca nesses espaços. Quem não está presente está perdendo potenciais clientes para concorrentes e deixando de estar em contato com os clientes que já conhecem a marca”, complementa o executivo.

WhatsApp para relacionamento com o consumidor

A pesquisa da Nuvemshop também destaca a importância das redes sociais para o contato do empreendedor com seus clientes. Apenas no último ano, 94% dos lojistas online utilizaram o WhatsApp para atendimento ao cliente. “O uso das redes sociais para otimizar o atendimento é uma estratégia crescente e que deve ser aproveitada pelos lojistas. Por meio de integrações com as lojas virtuais, automação e chatbots é possível otimizar essa jornada, o chamado conversacional commerce, aumentando as taxas de conversão e diminuindo o abandono de carrinhos”, aponta Pedroso.

Marketing de influência também é destaque entre as PMEs online

Outra tendência crescente mostrada pelo estudo é o marketing de influência por meio de campanhas com influenciadores: apesar de 41% não utilizarem a estratégia ainda, 21% afirmam ter interesse em fechar acordos com influenciadores digitais para a promoção de suas marcas e produtos em 2023.

Já em relação a campanhas pagas e anúncios, o estudo aponta que a maioria dos lojistas (60%) investe até mil reais por mês em tráfego pago, sendo 67% em Instagram Ads e 61% em Facebook Ads.

Sobre o NuvemCommerce

O NuvemCommerce 2023 foi realizado a partir de pesquisa qualitativa e quantitativa com a base de lojistas brasileiros da Nuvemshop. A análise completa sobre o e-commerce brasileiro, além dos resultados da pesquisa, pode ser acessada neste link.

O e-book foi desenvolvido pela Nuvemshop e Ecommerce na Prática, com apoio das soluções HubSpot, Kangu, Plugg.to e Omie.

Sobre a Nuvemshop: 

A Nuvemshop é a plataforma de e-commerce líder na América Latina e tem o compromisso de potencializar e motivar todos os empreendedores a transformarem seus sonhos em histórias que transcendam. Com mais de 100 mil lojas, integra produtos, pagamentos, envios e disponibiliza de um ecossistema com mais de 1.000 parceiros, como Facebook, Instagram, marketplaces e lojas físicas. Atualmente, a companhia tem mais de mil colaboradores e escritórios no Brasil, México, Argentina e Colômbia. Em 2021, a empresa se tornou unicórnio no Brasil e adquiriu o Ecommerce na Prática, maior escola e comunidade de e-commerce do mundo; e a Mandaê, plataforma de logística. Em 2022, consolidou novas unidades de negócios: Nuvemshop Next, focada em lojistas que faturam acima de 100 mil reais mensais e que buscam escalar seus negócios rapidamente; Nuvem Pago, meio de pagamento para PMEs do e-commerce; e Nuvem Pay, solução de checkout que facilita a jornada de compras.


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