Planejar, prevenir e solucionar: a tríade que deve ditar setor tributário
Para minimizar riscos, abraçar oportunidades e garantir um ambiente de plena integridade fiscal, fortalecer a gestão tributária deixou de ser facultativo
Por Roberto Cardone*
É praticamente unânime o entendimento de que o sistema tributário brasileiro não facilita a vida dos empreendedores. Frente a um espaço de alta complexidade e excesso de burocracias, não são poucas as dificuldades enfrentadas por organizações sem qualquer tipo de intimidade com o tema. Para se ter como referência, em um estudo elaborado em 2022, o IBGE/Impostômetro levantou que cerca de 95% das empresas pagaram impostos indevidamente.
Como resultado, uma gestão tributária ineficaz abre portas para penalidades pelo não cumprimento de obrigações fiscais e perda de credibilidade com órgãos fiscalizadores, o que apenas dificulta a obtenção de concessões e benefícios fiscais, além de outros problemas legais.
Fomenta-se, então, um cenário para incertezas financeiras e, por decorrência, uma governança corporativa incapaz de avançar. Contribuir para a saúde fiscal do negócio é priorizar seu crescimento e seu próprio posicionamento ante um mercado que já não aceita meios-termos. Mais do que nunca, sob a perspectiva do gestor, é preciso se movimentar em prol de uma relação tributária sustentável.
Claro, como citado anteriormente, há sempre de se considerar o plano de fundo do Brasil. Sem uma expertise consolidada no que tange a esfera tributária, dar o primeiro passo pode parecer irreal. Felizmente, ninguém está sozinho nesta jornada.
Princípios definitivos para a gestão tributária
Simplificando a análise, mostra-se plausível a classificação de determinados critérios como diretrizes máximas em meio à contratação de um suporte externo. Sem dúvidas, esta é a alternativa mais indicada, se o objetivo é realizar uma transição técnica que maximize resultados e garanta um departamento tributário de excelência estratégica.
Neste contexto, planejar significa definir a melhor linha de administração para o recolhimento de tributos, de modo a reduzir a carga tributária e utilizar mecanismos legais em benefício dos interesses da companhia. Juridicamente falando, uma estrutura funcional será construída, organizando a incidência tributária e colocando a cadeia empresarial em ampla segurança, sem riscos de contingências.
A prevenção, por sua vez, se configura em impedir que a empresa recolha tributos que afetem sua capacidade contributiva, permitindo uma carga tributária suportável e trazendo compatibilidade com a atividade econômica -- o que favorece a lucratividade.
Em resumo, estas são as vertentes que simbolizam uma gestão tributária fortalecida, com um repertório desejado por lideranças que, felizmente, visualizam a questão fiscal com sua devida relevância. Um aporte jurídico pode, de fato, fazer com que a organização quebre paradigmas e ainda ir além, identificando oportunidades de valor inestimável para a continuidade e o sucesso do negócio.
*Roberto Cardone é Sócio no FNCA Advogados. Advogado com mais 20 anos de experiência no ramo jurídico, com especialização em Direito Tributário e foco no suporte às empresas e atividades de consultoria, administração e gestão empresarial.
Sobre o FNCA Advogados
Consolidado no mercado desde 2007, o FNCA -- Fernando, Nagao, Cardone, Alvarez Jr. & Advogados, exerce a advocacia empresarial e se destaca pelo atendimento personalizado, de acordo com as demandas de cada cliente. Atualmente, é referência no segmento, pela atuação diferenciada e objetiva, apoiando empresas de forma preventiva, além de fornecer o suporte ideal para tomadas de decisão. Presente no cotidiano operacional do cliente, leva o jurídico por meio de linguagem simples e transparente. O FNCA Advogados se destaca, principalmente, pela atuação pessoal dos sócios na definição das estratégias e planejamentos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário