Brasil,

Mulheres ganham espaço na pesquisa paulista

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Universidades e institutos de pesquisa do Estado de São Paulo avançam no crescimento da participação feminina na produção científica

O Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro, foi instituído em 2015 pela Assembleia das Nações Unidas com o objetivo de valorizar e reforçar a importância da participação feminina nas áreas da ciência e tecnologia.

Segundo relatório elaborado pelo British Council, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), as mulheres representam 46% do total de pesquisadores nos países da América Latina e do Caribe. Com isso, a região conquistou, na última década, a paridade de gênero na ciência. No entanto, o estudo aponta que, apesar do crescimento, a participação feminina em posições de liderança nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (Stem) ainda é baixa quando comparada à dos homens.

Dentro desse ecossistema de produção científica, universidades estaduais paulistas contam com mulheres no desenvolvimento de estudos e pesquisas e em cargos de liderança, como as vice-reitoras Maria Arminda do Nascimento Arruda, da USP, Luiza Moretti, da Unicamp, e Maysa Furlan, da Unesp, além de Liedi Bernucci, presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Professora titular de Ciências Químicas da Unesp, a paraibana Vanderlan Bolzani conta que é uma tendência positiva o crescimento de mulheres na ciência, mas ainda há muito espaço para crescimento. “Eu sou do tempo em que os livros não contavam com personagens femininas líderes. As mudanças culturais são lentas; não se mudam costumes e preconceitos de um dia para outro. Vejo como única forma de mudanças o estabelecimento de políticas de Estado voltadas para a questão de gênero como forma de homens e mulheres, juntos, construírem um mundo mais justo e feliz para as próximas gerações”

Para ela, os dados estatísticos mundiais e nacionais mostram que os números de jovens mestrandas, doutorandas, pós-doutorandas e profissionais no início das carreiras são muito equilibrados, mostrando avanços substanciais na questão de gênero na ciência mundial. “No Brasil, cerca de 54% dos estudantes de doutorado são mulheres, o que significa um aumento de 10% nos últimos 15 anos. É algo bastante significativo, que mostra novos tempos e trajetórias.” acrescenta Bolzani.

Para a pesquisadora de pós-doutorado Marilia Valli, do Instituto de Física da USP de São Carlos, a representatividade feminina na ciência é uma forma de construir novas visões. “Chegar a ser pesquisadora ou fazer parte de uma academia de ciências não é apenas prestígio e reconhecimento. São pessoas que representam a ciência no país, são as referências para os mais jovens, as que dão diretrizes e as que mais influenciam a criação de projetos e políticas na ciência. Aumentar a participação das mulheres nesses ambientes de liderança na carreira é aumentar a representatividade, atrair mais jovens para que atinjam esses níveis no futuro e proporcionar maiores discussões para que tenham ações de inclusão feminina. É essencial”, avalia.

Sobre a SCTI

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) tem o objetivo de aumentar a sinergia com todos os atores que integram o ecossistema de inovação, fomentando o conhecimento científico no Estado de São Paulo. Conta com os seguintes órgãos vinculados: Instituto de Pesquisas Tecnológicos (IPT), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Centro Paula Souza (CPS), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Faculdade de Medicina de Marília (Famema) e Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar