Brasil,

VGBL ou PGBL? 61% dos brasileiros com previdência privada não sabem em que tipo de plano investem, diz pesquisa C6 Bank/Ipec

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Patricia Cançado
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Entre os que possuem plano de previdência e declaram Imposto de Renda, 60% fazem aportes para aumentar as deduções fiscais

Apenas 13% dos brasileiros das classes ABC com acesso à internet têm um plano de previdência privada. Entre os que investem nessa categoria, 61% não sabem se a modalidade do plano em que aportam é PGBL ou VGBL, segundo dados de pesquisa C6 Bank/Ipec com 2.000 brasileiros das classes ABC com acesso à internet realizada entre os dias 9 e 20 de janeiro.

A pesquisa mostrou que a penetração da previdência privada é baixa mesmo entre os de renda mais alta (37%), apesar desse público ser potencialmente o que mais pode se beneficiar das vantagens tributárias de investir em planos do tipo PGBL. Esse número cai para 18% na classe B e 8% na classe C.

“Os números nos trazem duas constatações: os brasileiros investem pouco em previdência privada e a maioria que aplica nessa categoria não sabe ao certo no que está investindo”, afirma Liao Yu Chieh, educador financeiro do C6 Bank. “No universo da previdência privada, esses números são especialmente preocupantes, pois sinalizam uma falta de planejamento financeiro de longo prazo para complementar a renda do INSS, mesmo entre as classes mais altas, e um desconhecimento sobre o destino de seu patrimônio, o que pode representar prejuízos e perda de oportunidades.”

O alento pode vir dos mais jovens. Segundo a pesquisa, 11% dos brasileiros entre 18 e 24 anos já têm um plano de previdência privada. “Pelo tempo que ainda têm para contribuir e pelo efeito dos juros compostos, os mais jovens são o grupo que mais pode se beneficiar da previdência privada lá na frente”, diz Liao.

De olho no Imposto de Renda

A pesquisa mostrou que entre as pessoas que fazem planos de previdência privada porque querem contar com benefícios tributários, 46% não sabem em qual produto investem, 31% possuem só PGBL, 14% optam apenas pelo VGBL e 9% têm os dois produtos.

O benefício tributário só é possível em planos do tipo PGBL, que permitem deduzir as contribuições ao plano de previdência privada até o limite de 12% da renda bruta anual.

O educador financeiro do C6 Bank alerta que investir em um plano do tipo PGBL só é vantajoso para indivíduos que preenchem três requisitos simultaneamente: ter renda tributável (por exemplo, ser um assalariado), ser contribuinte da Previdência Social (ou seja, recolher INSS) e fazer a declaração completa do Imposto de Renda.

A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%.

Sobre o C6 Bank:

O C6 Bank é um banco completo, lançado em 2019, que superou a marca de 20 milhões de clientes no Brasil em agosto de 2022. Sem agências físicas, a instituição financeira já tem em seu portfólio dezenas de produtos e serviços, incluindo conta corrente isenta de taxa de manutenção, cartão sem anuidade, saques, transferências gratuitas, tag de pedágio, crédito, programa de pontos, Conta Global, plataforma de investimentos com ativos do Brasil e do exterior, marketplace com mais de 60 mil itens, entre outros. O C6 Bank atende pessoas físicas e jurídicas e está presente em 100% dos municípios brasileiros. Em junho de 2022, foi eleita uma das melhores empresas para LGBTI+ trabalhar, segundo levantamento inédito da Human Rights Campaign Foundation (HRC), em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. É o único banco brasileiro a integrar o consórcio internacional Cybersecurity at MIT Sloan (CAMS), do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Mais informações sobre o banco no site.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar