Brasil,

Cresce o preconceito contra lideranças femininas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Estudos recentes trazem um panorama pessimista sobre a percepção do mercado quanto às mulheres líderes; Especialista em empoderamento comenta índices e orienta sobre como mudar esse cenário.

A mulher deve adquirir conhecimento técnico e capacitação, sempre. Mesmo assim, o autoconhecimento também deve ser desenvolvido

O último Índice de Liderança Reykjavik, pesquisa anual que avalia a percepção do mercado quanto às lideranças femininas e masculinas, trouxe um panorama desanimador para as mulheres. Menos da metade dos entrevistados nos países do G7 (Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos) afirmaram estar muito confortáveis em ter uma mulher como CEO de uma empresa em seu país. A porcentagem ficou em 47%, o que destaca uma queda de 54% em relação aos dados de 2021. O relatório é promovido em parceria com a rede Women Political Leaders e a Kantar Public e entrevistou mais de 10 mil pessoas em 14 países.

No Brasil, o cenário também se equipara. De acordo com o relatório Women em Business 2022, promovido pela consultoria Grant Thornton, mulheres ocupam apenas 38% dos cargos de liderança no país. Mesmo assim, quando comparado aos dados dos demais países da América Latina (35%), o Brasil se mantém à frente dos demais, ficando em quarto lugar no ranking global elaborado por esse levantamento.

Para Cristina Boner, fundadora e presidente da ONG Associação de Mulheres Empreendedoras (AME), o mundo está lidando com o surgimento de uma nova geração de mulheres líderes de grandes competências. “Existem pessoas que se sentem desconfortáveis com mulheres no poder de grandes empresas e, também, na política. A diversidade aqui se aplicaria também a todas as minorias que têm acesso limitado a estes espaços de poder”, comenta Cristina.

O mais recente Global Gender Gap Report, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial (WEF), também constatou a baixa representatividade de minorias em cargos governamentais. No ranking "Empoderamento Político” o país se encontra na 104ª posição, o que reflete o baixo índice de mulheres ocupando cadeiras no parlamento nacional, que ficou em 14,8%. “É comum, para mulheres no início de qualquer carreira, ouvir conselhos como ‘para ter sucesso é preciso se portar e agir como um homem’. Por mais absurdo que isso possa soar, há um tempo atrás parecia fazer sentido, e ainda hoje este preconceito existe”, opina a especialista.

Existem meios para enfrentar o paradigma

A criação de políticas públicas e, também, privadas, podem ajudar a melhorar a equidade de gêneros entre as equipes de liderança. Em relação à diversidade e inclusão, ainda segundo informações do relatório Woman in Business 2022, existem dados com potencial de crescimento em aspectos como novas contratações femininas, promoção das mulheres, igualdade salarial e de gênero, criação de cultura inclusiva, entre outros.

Desenvolver a capacidade de liderança também é uma competência profissional, inclusive, destacada pelo último The Future of Jobs Report da WEF, usado como referência mundial para projeções do meio corporativo. Segundo o relatório, entre as soft skills que serão mais requisitadas até 2025, “Liderança e Influência Social” estão em sexto lugar do TOP 15.

“A mulher deve adquirir conhecimento técnico e capacitação, sempre. Mesmo assim, conhecer o seu íntimo não somente ajuda a instrumentalizar aquilo que se tem de melhor, como também aponta os caminhos para o aperfeiçoamento”, indica Cristina, que também atua com a capacitação de mulheres de baixa renda para ingresso no mercado de trabalho através da ONG AME.

Sobre o crescimento pessoal da mulher, a especialista traz uma recomendação: “A inspiração feminina vem de muitos lugares e, agora, elas estão cada vez mais presentes nas cadeiras de CEO, nas revistas de negócios e em histórias inspiradoras. Mesmo assim, a maior referência deve vir de dentro de si mesma”, finaliza Cristina.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar