Brasil,

A função crítica de um ERP para empresas de Utilities

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bianca Bispo
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Paulo Ramos, Head de SAP B1 na Actionsys Paulo Ramos, Head de SAP B1 na Actionsys

Setor encontra na tecnologia uma oportunidade para abraçar novos índices de competitividade, reformulando etapas e otimizando processos

Por Paulo Ramos*

O segmento de utilities ocupa uma posição estratégica no país, isso é fato. A busca por alternativas que ofereçam ganhos de eficiência e confiabilidade surge como prioridade entre organizações da área. Os desafios são numerosos, e dentro de um contexto estrutural em que avanços acontecem a todo instante, manter uma postura de observância com ação pode ser determinante para que companhias de gás, energia elétrica, água, entre outros, aproveitem novas tecnologias e suas contribuições, de maneira significativa e alinhada com o mercado.

Seguindo essa linha de pensamento, um bom ponto de partida para expandir os horizontes estratégicos é entender como e onde a tecnologia deve ser introduzida. De acordo com um estudo divulgado pela Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC), 76% das empresas de utilities possuem um plano de transformação digital, entretanto, ainda não visualizam o tema de forma estruturada, considerando etapas que envolvem a gestão em sua totalidade.

Essa complexidade justifica uma atenção especial à escolha de uma solução que atenda às necessidades apresentadas pelo negócio. O uso de um ERP (Software de Gestão Empresarial) desponta como uma opção viável e capaz de reinventar a governança em todas as frentes, deixando um passado de morosidade e baixo desempenho para trás.

Estabilidade e confiança para continuar em expansão

As mudanças propostas por meio da implementação de um ERP são processuais e culturais. Isso significa, na prática, readequar o capital humano dentro de um modelo de gerenciamento automatizado. Para empresas que apoiam seus moldes em sistemas manuais, a exemplo de planilhas, a margem para erros é muito maior, colocando a integridade e a continuidade dos procedimentos sob riscos evitáveis. Outro aspecto que pesa em favor de ferramentas digitais é a possibilidade de retirar tarefas repetitivas e exaustivas do dia a dia de profissionais capacitados, delegando-as à máquina. Como resultado, o ambiente operacional será simplificado, com menos entraves burocráticos e mais agilidade, gerando um aproveitamento inteligente da mão de obra e os próprios recursos disponíveis.

Além de assumir etapas cotidianas, o ERP traz clareza para a performance interna, da administração ao comercial -- sempre com referenciais analíticos para melhores decisões. Por isso, investir na ferramenta correta com visão de futuro objeta soluções mais baratas e menos abrangentes.

Finalizando o artigo, é importante reforçar a revolução do setor de utilidades no Brasil, com abertura de mercado para o gás e energia, o marco do saneamento e outras frentes. Em relação ao apoio do ERP, é preferível que soluções de ponta sejam colocadas à serviço de um segmento em franco progresso. Certamente, são vários os impactos positivos que credenciam e enfatizam a relevância da tecnologia. No caminho por mais competitividade e disrupção, o momento nunca foi tão propício para se entrar de vez na era digital.

*Paulo Ramos é Head de SAP B1 na Actionsys.

Sobre a Actionsys  

Especializada na prestação de serviços de tecnologia de alto valor, a Actionsys é uma consultoria que está no mercado desde 2008. Com quatro integrantes em seu quadro societário, a empresa disponibiliza soluções tecnológicas de grandes companhias, como a Oracle e SAP. Além disso, a Actionsys possui outras frentes de atuação, como a área de PMO -- Gestão de Projetos -- e RH estratégico, em que ajuda as organizações na contratação de profissionais do segmento de TI. Mesmo ofertando soluções tecnológicas, a empresa entende o protagonismo da atividade humana, sendo que os profissionais são os grandes condutores de projetos de transformação digital.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar