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Saiba quais são competências e comportamentos mais desejados em 2023 no mundo do trabalho

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Especialista em alta performance e inteligência emocional, Paulo Vieira, explica como desenvolver as soft skills mais desejadas do mercado de trabalho

A pesquisa “Perspectivas do mercado de trabalho para graduados”, realizada pela ZipRecruiter, apontou quais as soft skills mais procuradas pelos empregadores. Além delas, o levantamento destacou que, para 93% das companhias, as habilidades sociais são tão importantes quanto a formação técnica (hard skills). Questões como inteligência emocional, empatia e resiliência, são destaques entre as habilidades mais procuradas pelas empresas.

O estudo detectou um intervalo entre as aptidões exigidas pelo mercado e as habilidades daqueles que buscam uma oportunidade de emprego, o que tem sido um problema, e continuará sendo, além de um ponto de atenção para os próximos anos. O que os empregadores procuram é um conjunto de conhecimentos e capacidades que vão além da técnica, envolvendo, também, o lado comportamental, essenciais para o sucesso profissional.

Ainda segundo o relatório, a falta de soft skills continuam em alta, pois as habilidades demandadas por empregadores estão mudando e vão continuar essa mudança nos próximos cinco anos. As principais habilidades, que os empregadores veem com destaque até 2025, incluem grupos com pensamento crítico e análise, bem como resolução de problemas e habilidades de autogerenciamento, como aprendizado ativo, resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade.

Em média, as empresas estimam que cerca de 40% dos trabalhadores precisarão de requalificação e 94% dos líderes empresariais relatam que esperam que os funcionários adquiram novas habilidades no trabalho, um aumento acentuado de 65%, se comparado a 2018.

A partir das conclusões do relatório, Paulo Vieira, Master Coach e presidente da Febracis, PhD em Business Administration e, autor que mais vendeu livros no Brasil nos últimos quatro anos, aponta as cinco habilidades fundamentais para quem quer conquistar uma vaga no mercado de trabalho e se estabelecer como um “profissional do futuro”.

Autorresponsabilidade: está associada à nossa capacidade de nos responsabilizarmos por tudo aquilo que acontece em nossas vidas. Aquilo que é positivo ou negativo, e também o que nos influencia direta ou indiretamente.

Inteligência Emocional: É sustentada por dois pilares essenciais: as competências emocionais pessoais e as competências emocionais sociais. Elas representam as habilidades necessárias para viver de forma positiva, em equilíbrio consigo e com o mundo e dominá-las é essencial.

Empatia: perceba as emoções alheias, compreenda seus pontos de vista e se interesse ativamente por suas preocupações. Em uma discussão, não significa necessariamente renunciar a suas convicções, mas buscar entender os argumentos do outro e ceder quando necessário.

Resiliência: Para conquistar seus objetivos, é preciso saber que depois da tempestade, sempre vem a bonança. Profissionais resilientes são proativos, determinados e sabem lidar com momentos de pressão e estresse. A habilidade de resiliência é complementar à capacidade de autogerenciamento e à orientação para soluções. Um combo desses atributos é, certamente, um indicativo de êxito no mundo corporativo.

Pensamento crítico: Capacidade analítica, facilidade para interpretar dados, curiosidade e perfil questionador são competências valorizadas no ambiente corporativo. Afinal, quem demonstra interesse em analisar e questionar processos, apresenta mais chances de contribuir para a dinâmica da empresa e, assim, alcançar melhores resultados.

Autoconhecimento: Trata-se da maneira com a qual uma pessoa enxerga a si mesma. Não é, portanto, a forma como as pessoas entendem e percebem você, em diferentes meios e situações. Quanto melhor for o seu autoconhecimento, mais você vai identificar as questões que te motivam e, também, aquelas que pouco estimulam a sua resposta e busca por objetivos e conquistas.

Para saber mais sobre o tema ou como conquistar alta performance conheça o Método CIS, maior treinamento de inteligência emocional do mundo que acontecerá em entre 8 e 11 de dezembro. https://metodocis.com/

Sobre Paulo Vieira

Paulo Vieira é autor de best-seller, empresário e Master Coach, com mais de 10.800 horas de sessões individuais de coaching, em mais de 20 anos de experiência. Também é presidente da Febracis, criador do Coaching Integral Sistêmico e do Método CIS, considerado o maior treinamento de inteligência emocional do mundo, que já treinou mais de 1,5 milhão de pessoas em 83 países. O autor também possui um canal de Coaching e Inteligência Emocional no YouTube com mais de 1.3 milhões de inscritos.

No meio empresarial, Paulo Vieira é reconhecido como uma autoridade em temas como Coaching, Liderança, Negociação, Relações Humanas e Gestão eficaz de pessoas, tendo realizado consultoria em cerca de 500 empresas.

Sobre a Febracis

Maior instituição de Coaching do mundo, a Febracis já impactou mais de 70 milhões de pessoas pelo mundo. A empresa é destaque no mercado por transformar vidas e negócios por meio do Coaching Integral Sistêmico (CIS), processo que leva o aluno a um estilo abundante de vida.

O CIS se diferencia do coaching tradicional por trabalhar de forma integral a razão e a emoção, de maneira que é possível obter alta performance pessoal e profissional sem comprometer nenhuma área da vida. Saúde, família, finanças, vida social, entre outros pilares são trabalhados no processo.

A empresa é liderada por Paulo Vieira, conta com 40 unidades no Brasil e nos três continentes e 1200 colaboradores.


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