Brasil,

Dia do idoso: Longevidade em destaque para o futuro da saúde suplementar

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Envelhecimento da população reforça importância da sustentabilidade da saúde suplementar para garantir e ampliar a assistência no futuro

Em 20 anos, o Brasil dobrou a sua população idosa de tamanho. Em 1998, eram 13 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Hoje esse número é de mais de 32 milhões de idosos. Na saúde suplementar, o número de beneficiários acima de 60 anos também dobrou. Em março de 2002 eram 3,4 milhões, hoje são pouco mais de 7 milhões, de acordo com dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

“As pessoas estão vivendo e vão viver ainda mais. Isso deve ser encarado como grande conquista da civilização. Mas exige que estejamos preparados para preservá-la e para dar condições de vida dignas a nossos idosos. Os sistemas de saúde são fundamentais nesse desafio. E em um país como o Brasil, a integração entre o sistema público e privado é fundamental para isso”, explica a Diretora-Executiva da Federação Nacional da Saúde Suplementar (FenaSaúde), Vera Valente, durante o painel ‘Longevidade, Prevenção e Cuidado’, realizado hoje (30), no Longevidade Expo+Forum, em São Paulo (SP).

De acordo com a executiva, o setor tem dois desafios importantes pela frente. “O primeiro é ampliar ainda mais o acesso das pessoas à assistência. O segundo é lidar com aumentos cada vez mais expressivos nos custos dos tratamentos. Tais desafios se entrelaçam quando tratamos de demografia e, consequentemente, de longevidade.”

O diretor de Desenvolvimento Setorial da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Maurício Nunes da Silva, trouxe informações sobre o mapa atual da saúde suplementar brasileira em que 70% dos planos são coletivos empresariais, falou sobre o Projeto Idoso Bem Cuidado e ressaltou a atuação da Agência nessa ampliação da perspectiva do setor com as mudanças demográficas. “Nas próximas décadas a proporção entre planos coletivos empresariais, coletivos por adesão e individuais, deve mudar consideravelmente uma vez que a expectativa de vida da população aumenta e as relações de trabalho se alteram. Inclusive, esse é um tema que está sendo discutido na agenda regulatória da ANS.”

Na sequência, a especialista em longevidade e diretora-executiva do Laços Saúde, Martha Oliveira reforçou que envelhecer precisa ser encarado pela sociedade como uma conquista. “Todos queremos envelhecer e bem, com qualidade e oportunidades. Para que isso aconteça precisamos estruturar a área da saúde para lidar com o envelhecimento.”

Por fim, o médico de família e comunidade, responsável pela Rede de Atenção Primária da SulAmérica, Leonardo Abreu enfatizou a importância da APS como estratégia para integrar o atendimento à população, especialmente idosa, e trouxe a questão da qualidade de vida. “Mais importante do que pensar em quando envelhecer, as pessoas devem se atentar a como chegar a essa idade. Portanto é fundamental centrar as atenções no autocuidado e em aspectos que envolvem atividades físicas, bons hábitos alimentares e interações sociais de qualidade.”

Sobre a FenaSaúde

A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) representa 14 grupos de operadoras responsáveis por 41% dos planos de saúde médicos e odontológicos do país, cerca de 33 milhões contratos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar