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Planejamento de Social Media em 6 etapas

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Descubra em 6 tópicos como organizar o planejamento de Social Media e complementar sua estratégia de comunicação

Estar conectado e presente nas redes sociais é imprescindível para qualquer empresa que deseja se comunicar com seu público-alvo. E para encontrar os seus clientes entre tantos usuários, é fundamental realizar o planejamento de social media. Afinal, são mais de 160 milhões de brasileiros cadastrados em mídias sociais, como apontam dados da Statista. A previsão é que esse número aumente para 180 milhões até 2025.

Entretanto, diferente do uso pessoal, as empresas que desejam incluir as redes sociais em sua estratégia de comunicação precisam de um planejamento detalhado para alcançar seus objetivos. Isso porque, apesar de serem canais indispensáveis, não é tão fácil obter resultados “concretos” a curto prazo.

E para auxiliar nesta demanda, separamos neste artigo tudo que você precisa para fazer um planejamento de Social Media completo em 6 etapas.

1 – Em quais redes minha empresa precisa estar presente?

Uma coisa que ainda é bastante presente nos planejamentos de social media é a inserção de uma marca em todas as redes que existem, e, em grande parte das situações, pode ser um grande erro. Além de trazer mais trabalho, pois serão diferentes canais para cuidar, o uso de todas as redes pode ser pouco assertivo. E isso se dá por conta dos públicos de cada canal.

Ou seja, primeiro é preciso entender em quais mídias seu cliente está presente para definir sua estratégia. E para identificar isso com mais facilidade, o ideal é trabalhar com pesquisas por e-mail marketing e criar as personas do seu negócio.

2 – Definição de objetivos

Nesta etapa é necessário entender o que se quer conseguir com as postagens e conteúdos gerados. Alguns exemplos de objetivos claros e bem estabelecidos são:

*Aumento do desejo/intenção de compra

– Se “Aumento do desejo/intenção de compra” faz parte do seu objetivo, então devem ser trabalhados posts que indicam qualidades e benefícios do seu produto, além de trazer cases de clientes que foram bem sucedidos usando suas soluções.

*Geração de leads

– Caso a geração de leads faz parte do seu objetivo, então em seu plano de comunicação deve ser trabalhada a divulgação de eBooks, infográficos e materiais ricos em conteúdo relevante que direcionam seu público para landing pages, que são páginas de conversão.

O sucesso em social media depende da definição bem clara das métricas e objetivos. É preciso saber o que as ações nas redes vão resultar para uma marca e como mensurar.

3 – Definição de conceito da marca

Nesta etapa é necessário entender o papel que as redes sociais cumprirão na minha estratégia de marca. Veja um cenário de exemplo:

“As mídias sociais da minha marca terão como finalidade estreitar o relacionamento entre produto e cliente, por meio do engajamento e interação, e, paralelamente, fazer com que meu público-alvo consuma conteúdo relevante sobre seu cotidiano. Isso tornará minha marca como referência no segmento de atuação da empresa.”

O conceito de marca faz parte das primeiras etapas do planejamento de social media e, por isso, será primordial para os próximos passos.

4 – Diagnóstico

A quarta etapa é o diagnóstico da marca num todo. Nesta parte será possível enxergar as fraquezas e forças de sua marca, com objetivo de notar oportunidades e até mesmo ameaças que possam prejudicá-la no mercado.

E para isso é interessante utilizar a análise SWOT, que é basicamente um diagnóstico baseado no ambiente interno (forças e fraquezas) e no ambiente externo (mercado que sua empresa está inserida).

SWOT é a sigla dos termos:

– Strengths (Forças);

– Weaknesses (Fraquezas);

– Opportunities (Oportunidades);

– Threats (Ameaças).

Faça a análise SWOT com base em suas mídias sociais e de seus concorrentes. Por exemplo, no diagnóstico de Social Media identificamos algumas oportunidades:

– Promoções, descontos e ofertas que podem ser resgatados por meio de plataformas de mídia social;

– Possibilidade de realização de parcerias para produção de conteúdo;

– Oportunidade de fortalecer e melhorar a reputação da marca.

E é nesse momento que você deve discernir como distribuir suas ações, objetivos e conceito, levando em consideração todo seu diagnóstico.

Nessa fase do planejamento é preciso mapear e conhecer profundamente o público de sua rede. O Facebook, por exemplo, disponibiliza a ferramenta Audience Insights que vai te fornecer dados demográficos de toda base de sua fanpage, como:5 – Mapeamento de público
– Idade;

– Gênero;

– Nível Educacional;

– Cidade, etc;

Além do mais, a ferramenta não se resume somente aos curtidores da página, mas também encontra pessoas no Facebook com o mesmo interesse, facilitando a formação do público.

Em outras redes sociais também é possível realizar essa mensuração, como no LinkedIn. Porém, na rede corporativa é um pouco diferente. Eles disponibilizam um curso para mapear o público e assim gerar insights para otimizar o seu planejamento de social media.

6 – Criação de Persona

Após conhecer mais a fundo o público presente em suas redes – e com base em sua experiência de vendas – é hora de criar uma persona. Essa etapa já é padrão na maioria das estratégias de Marketing Digital e não tem nenhum segredo.

É necessário fazer uma média com todos os dados demográficos estudados e criar uma personagem “fictícia” para direcionar com mais precisão suas ações e conteúdos. Aqui está um exemplo:

Gênero: feminino;

Idade: 32 anos;

Educação: Ensino Superior;

Cidade: Minas Gerais;

Mídias: Consome conteúdo e realiza diversos serviços do dia a dia por meio do celular;

Ferramenta: Usa o sistema operacional android;

Objetivo: Contratar serviços funcionais, de qualidade e com baixo custo;

Dependendo do negócio, é possível ter mais de uma persona. Ela é mais detalhada do que o público-alvo e é imprescindível para resultados mais assertivos.

Conclusão

Seguindo as 6 etapas passadas neste artigo, o seu planejamento de Social Media estará concluído. E para que os números sejam os melhores possíveis, é preciso acompanhar de perto os resultados e mensurá-los pelo menos uma vez por mês com base no que foi definido como KPI, e, se possível, com o auxílio de ferramentas tecnológicas para otimizar ainda mais o trabalho.


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