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Como fazer um planejamento estratégico de marketing

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Como fazer um planejamento estratégico de marketing

Você sabe como montar um planejamento estratégico?

As estratégias de marketing são aliadas importantes para as marcas que desejam aumentar o reconhecimento no mercado e o faturamento do negócio.

Contudo, esses resultados apenas são alcançados pelas empresas que investem em um bom planejamento estratégico. Continue lendo para saber mais…

O que é planejamento estratégico de marketing?

O planejamento estratégico de marketing é um documento, que contém todas as ideias e ações voltadas para promoção de uma marca no mercado.

Assim, esse planejamento funciona como um guia para as empresas, orientando sobre quais as melhores estratégias de marketing para o negócio, assim como suas respectivas etapas fundamentais.

Importância de possuir um planejamento estratégico de marketing

O planejamento estratégico é uma excelente forma de otimizar os processos de marketing de uma empresa, permitindo que os recursos e tempo sejam utilizados da melhor forma.

Afinal, a equipe contará com o suporte de um guia durante todas as etapas — sendo que, quanto melhor for o planejamento, melhor serão os resultados.

Além disso, esse documento ajuda sua marca a alcançar os seus objetivos, atrair mais clientes e, consequentemente, garantir um faturamento maior.

Como fazer um planejamento estratégico de marketing?

Descubra os passos que não podem faltar ao montar o planejamento estratégico da sua empresa!

Monte sua persona

O primeiro passo de qualquer estratégia de marketing é definir a persona da marca, ou seja, o cliente ideal com quem as campanhas vão se comunicar.

Com essa etapa do planejamento estratégico, você garante que as linguagens, tons de voz e canais de comunicação utilizados sejam realmente compatíveis com as preferências do seu cliente.

Além disso, ao montar sua persona, a equipe de marketing será capaz de definir as estratégias mais adequadas a esse público — como o uso dos gatilhos mentais certos.

Para definir uma persona, reúna essas informações:

- Interesses;
- Dores e necessidades;
- Idade;
- Perfil econômico;
- Valores;
- Canais de comunicação mais utilizados;
- Entre outras.

Faça um diagnóstico estratégico

Com um diagnóstico estratégico, sua equipe de marketing poderá entender o mercado, o comportamento do público e demais informações que impactam diretamente no desempenho da marca.

Durante essa etapa do planejamento estratégico, é importante analisar os concorrentes da sua empresa (diretos e indiretos), e seus resultados obtidos com campanhas.

A pesquisa de palavras-chave também deve ser realizada durante esse momento, orientando processos como produção de conteúdo e SEO.

Defina os objetivos

A partir das informações anteriores, determine os objetivos que sua empresa deseja alcançar com o planejamento estratégico.

Importante destacar que, durante esse processo, é fundamental estabelecer metas possíveis de serem concretizadas — caso contrário, a falta de resultados poderá desanimar a equipe.

Além disso, determine um prazo para cada objetivo!

Escolha as estratégias e monte um plano de ação

As estratégias de marketing escolhidas devem ser compatíveis com todas as informações reunidas ao longo das demais etapas.

Ou seja, adequadas tanto a persona da marca, como ao mercado que está inserida.

Além das estratégias, seu planejamento estratégico também deve conter um plano de execução dessas táticas, com as etapas necessárias para colocá-las em prática.

Determine o monitoramento

A mensuração dos resultados também é uma fase importante do planejamento estratégico, pois ajuda as empresas a entenderem o desempenho de cada estratégia — podendo realizar trocas, se for necessário.

Para monitorar esses resultados, escolha uma ferramenta de marketing como a Ekyte!

Com essa solução, você será capaz de montar todo o seu plano, facilitando as atividades dos profissionais e otimizando os resultados do seu planejamento estratégico.

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