Brasil,

Multicanalou Omnichannel: A diferença que falta para o seu negócio

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raul Fagundes
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Rafael Neppo Rafael Neppo

*Rafael Gouvêa

É bem provável que você já tenha passado pela situação de iniciar um processo de atendimento de algum serviço em um canal e, em outro momento, ter que repetir tudo novamente porque o atendente e a mídia é outra. Essa experiência ruim pode ser motivo suficiente para o consumidor deixar de ser fiel à sua marca e buscar o concorrente. Infelizmente, isso é bem comum nos dias de hoje e tem a ver com o fato da grande maioria das organizações ter adotado muitos canais (multichannel) como uma maneira de se fazerem presentes no ambiente digital, e poucas terem implementado uma estratégia integrada (omnichannel). Essa pode ser a diferença que falta para o seu negócio melhorar o atendimento e elevar a experiência do consumidor a outro nível.

Em um mercado com tantos conceitos distintos, ser multiou omnitem uma diferença muito grande. Enquanto a primeira significa estar ativo em diversos canais de comunicação, a segunda integra e centraliza todas elas em uma plataforma. Isso se dá graças a um identificador único (CPF, o número do telefone, por exemplo) que permite ao atendente saber com quem está falando e acessar todo o histórico da comunicação na mesma tela, independentemente de quais ou quantos canais foram utilizados anteriormente, desde o primeiro momento que ele contatou alguém.

As vantagens de ter uma solução omnichannelsão inúmeras: agilidade no atendimento, informação com mais qualidade e assertividade, aumento da produtividade dos colaboradores, redução de custos e, claro, melhor fidelização e experiência do usuário. Além disso, é importante frisar que ao ter as informações reunidas numa mesma plataforma, maiores as chances de analisar esse conteúdo gerado pelos consumidores para avaliar seus perfis, extrair insights e aproveitar oportunidades quando elas aparecerem.

Por essas e outras razões, as empresas devem considerar adotar uma estratégia de omnichannel. No entanto, antes de tudo, é preciso avaliar se há um volume de dados que demande esse tipo de investimento, caso contrário, pode ser um gasto desnecessário. Em contrapartida, as companhias que pretendem implementar uma solução de omnichannelprecisam se atentar a alguns detalhes, como: se ela faz integração com ERP, CRM e outros sistemas, se é fácil de utilizar, se é flexível e personalizável e se há suporte 24x7.

Mais importante que estar presente em múltiplos canais digitais é saber extrair inteligência dessa comunicação com o cliente a fim de atender às expectativas dele para construir um relacionamento de confiança e duradouro. Não é uma tarefa simples, mas adotar a tecnologia correta já é o primeiro passo.

*Rafael Gouvêa é CEO da Neppo

Sobre a Sankhya - Fundada em 1989, a Sankhya Gestão de Negócios é uma das maiores empresas provedoras de soluções integradas de gestão corporativa (ERP) do Brasil. Atualmente, a empresa possui 51 Unidades de Negócio e conta com uma equipe superior a 1900 funcionários e 18 mil clientes nos 26 estados do Brasil. Em 2017, a Sankhya foi pioneira ao lançar a BIA, a primeira assistente virtual do mercado de ERP, que utiliza uma tecnologia altamente inovadora de Inteligência Artificial (IA), para auxiliar os gestores a antecipar o futuro e otimizar os processos de negócio. A empresa também foi pioneira ao anunciar em 2019 uma plataforma colaborativa baseada no conceito de EIP (Enterprise Intelligence Platform), que conecta os dados da empresa com o mercado e realiza análises preditivas baseadas no comportamento do usuário, orquestrando a estratégia e conduzindo-o na aplicação dos fundamentos de gestão. Em 2020, o GIC, fundo soberano de Singapura, se tornou acionista minoritário da Sankhya, investindo quase meio bilhão de reais na empresa brasileira. A transação marcou um dos maiores investimentos em companhias de software de gestão do país, firmando a Sankhya como uma das maiores provedoras de ERP do Brasi


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar