Dia do Cliente: sete dicas da Zenvia para obter sucesso nas vendas
A data é fundamental para fortalecer o vínculo entre empresas e consumidores
O Dia do Cliente, celebrado em 15 de setembro, é uma grande oportunidade para as empresas estreitarem os laços com os consumidores e, consequentemente, aumentar as vendas. Com o cliente se tornando cada vez mais empoderado e exigente, a inclusão da data no calendário sazonal se tornou uma obrigatoriedade para as organizações que buscam o sucesso no mundo dos negócios. Pensando nisso, a Zenvia, plataforma de experiência do cliente, lista sete dicas para as marcas aproveitarem a data.
Além da oportunidade de venda, o Dia do Cliente é o momento ideal para conquistar satisfação e engajamento. Um consumidor acostumado com as ofertas da data, ao se deparar com as campanhas de determinada empresa, tem maiores chances de se sentir satisfeito e tornar-se fiel a ela. Mais do que isso, esse consumidor pode colaborar com a divulgação da marca, através do buzz marketing, também conhecido como marketing boca a boca.
Confira a seguir algumas ideias que prometem ajudar:
1. Crie campanhas de marketing específicas
As buscas por promoções de produtos e serviços aumentam no Dia do Cliente e, portanto, aumenta também a concorrência. Assim, é importante que sua empresa crie campanhas específicas para a data que vão melhorar seu posicionamento nas buscas do Google.
Invista em ações de marketing chamativas utilizando palavras-chave como ‘ofertas Dia do Cliente’ para alcançar melhores posicionamentos nas ferramentas de busca, além de chamar a atenção de uma maior quantidade de consumidores.
Como a competição é grande, também é importante diversificar os canais de comunicação com o consumidor de maneira a se fazer ser visto.
Isso é possível com ferramentas de SMS Marketing e WhatsApp Marketing, por exemplo, que aumentam o alcance de suas campanhas e possibilitam o envio de milhares de mensagens em apenas alguns segundos (com o aceite do cliente, ou opt-in, é claro). Com isso, é possível ganhar em escalabilidade e melhorar os resultados das ações.
Além desses canais, o RCS também surge como uma importante ferramenta capaz de aumentar as taxas de visualização e gerar maior interatividade com os usuários pelo possível envio de imagens, vídeo e outros recursos.
2. Recompense a fidelidade do cliente
Além de oferecer descontos, é importante investir em ações de agradecimento para os clientes fiéis. Aproveite os dados que tem dos clientes que já realizaram compras e envie uma mensagem de agradecimento. É uma forma de mostrar que você valoriza essa parceria.
Quer dar um passo a mais? Ofereça brindes ou descontos especiais para aqueles clientes que estão sempre apoiando a sua marca.
3. Promova ações personalizadas
Saber os gostos pessoais e as necessidades dos clientes não é difícil. Basta dar uma olhada em seu histórico de compras. Montar uma base de dados e consultá-la sempre pode auxiliar para a construção de uma jornada personalizada.
Descubra quais categorias de produtos e serviços despertam maior interesse e ofereça descontos especiais nelas. Além disso, você pode fazer o envio personalizado de mensagens de promoção para clientes.
Caso a empresa não conte com um sistema de automação de marketing para categorizar os clientes pelas suas preferências, é possível realizar enquetes. Dessa forma, permite-se que o consumidor decida em qual produto gostaria de receber o desconto.
Trabalhar dessa forma faz com que os clientes sintam que suas opiniões importam e que são levadas em consideração.
4. Celebre a ocasião em todos os seus canais de comunicação
Combine estratégias de comunicação em diferentes canais e aumente o alcance de suas campanhas de marketing para esse dia especial. Não deixe de enviar SMS para o cliente, mensagens de WhatsApp ou até mesmo e-mails com uma homenagem, de acordo com o perfil de cada um, é claro.
5. Invista em um bom atendimento
O atendimento, seja presencial ou online, é importante em qualquer data. No entanto, vale uma atenção especial no Dia do Cliente.
Assegure-se de que seus colaboradores estejam incentivados e dispostos a atender o consumidor da melhor maneira, oferecendo a ele uma experiência única e memorável. Decore a loja para a ocasião ou envie pacotes decorados com pequenos bilhetes de agradecimento. Pequenos gestos como estes podem estreitar o relacionamento com a sua marca.
6. Chame a atenção com lançamentos
O Dia do Cliente também é uma excelente oportunidade para lançar novos produtos. A empresa pode se programar para divulgar as novidades primeiramente para os clientes fiéis, dando exclusividade a eles, ou ainda criar produtos especiais para a ocasião, com vendas limitadas.
7. Ofereça brindes exclusivos
Mostre aos consumidores que são especiais. Acesso a cursos e conteúdos exclusivos, ingressos para o cinema, cupons de desconto e brindes como bombons ou blocos de anotações, são opções válidas e simples para presenteá-los.
Sobre a Zenvia
Com atuação em toda a América Latina e mais de 14 mil clientes, a Zenvia é movida pelo propósito de criar um novo mundo de experiências, por meio de uma plataforma que empodera as empresas na criação de experiências únicas de comunicação para seus clientes. No Mundo Zenvia, acreditamos que a evolução tecnológica e a experiência humana, combinadas, são capazes de unificar a comunicação em toda a jornada do consumidor e nos canais de sua preferência. Para saber mais, acesse o e confira os nossos perfis no LinkedIn, Facebook, Instagram, YouTube e Twitter.
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