Justiça Condena Corretor de Seguros à Prisão por Praticar Crime de Estelionato na Venda de Seguro
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Dorival Alves de Sousa, advogado e Diretor do Sincor-DF
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios denunciou um corretor de seguros de Brasília, como incurso nas penas do art. 171, caput, c/c art. 29 ambos do Código Penal, Crime de Estelionato, assim descrevendo a conduta delituosa:
O corretor de seguros, denunciado, agindo de forma livre e consciente, mediante emprego de fraude, artifício, ardil e conversa enganosa, concorreu para a obtenção, em proveito próprio e alheio, de vantagem patrimonial ilícita, ao induzir em erro a vítima, uma senhora idosa, e sua procuradora, fazendo-as crer que estavam contratando um “Plano de Saúde Individual” quando, na realidade, foi contratado um “Plano de Saúde Coletivo (Empresarial)”.
A segurada, após a assinatura da proposta e efetuar o pagamento da primeira parcela em favor de um tal plano de saúde, dias depois, recebeu via correio um cartão de saúde em nome de uma seguradora, o que gerou estranheza, em razão da divergência de nomes, proposta em nome do plano de saúde e a apólice em nome da seguradora. Ao contatar a pessoa responsável pela divulgação do plano de saúde, esta informou sobre a impossibilidade de inserir a segurada no plano anterior, afirmando que o plano de saúde da seguradora seria melhor e que maiores informações poderiam ser obtidas na empresa corretora de seguros, em que o corretor denunciado figura como gerente.
Somente após a realização de uma cirurgia, o plano de saúde passou a negar atendimento à segurada, tendo sua procuradora efetuado reclamação na Agência Nacional de Saúde – ANS, oportunidade em que tomaram conhecimento de que o plano disponibilizado para a segurada era um Plano Coletivo Empresarial, o qual foi contratado com base em documentos falsos, a saber, carteira de trabalho assinada em nome de uma tal empresa, sendo que o Plano havia sido cancelado em razão da rescisão do contrato de trabalho.
Segundo o MPDFT, o corretor concorreu para a obtenção de vantagem ilícita, em prejuízo da vítima e da seguradora, uma vez que, na qualidade de gerente da corretora de seguros tinha ciência de que a seguradora não contrata Planos Individuais (somente Planos Coletivos) sabendo ainda que a segurada, uma pessoa idosa, havia sido incluída em uma apólice coletiva empresarial, apesar de não ter vínculo empregatício com a tal empresa.
Em sua decisão, a Juíza de Direito da 1ª Vara Criminal de Ceilândia, Distrito Federal, condenou o corretor de seguros a dois anos, quatro meses e 24 dias de reclusão, acrescido de 115 dias-multa, em regime semiaberto, em razão da reincidência e condenou, ainda, o corretor ao pagamento de R$11.930,01 (onze mil novecentos e trinta reais e um centavo) em favor da seguradora, entendendo a magistrada que também, a seguradora foi vítima da fraude.
A magistrada concluiu em sua sentença que a materialidade, a autoria dos delitos, foram satisfatoriamente demonstradas nos autos e a prova do Crime de Estelionato e da autoria do corretor na respectiva prática delitiva é, portanto, robusta, restando patente que o corretor utilizou-se do ardil consubstanciado em viabilizar contratação fraudulenta em nome da segurada, uma senhora idosa.
Valendo destacar que o corretor condenado, inconformado, recorreu da sentença condenatória.
Autoria/Pesquisa/Matéria: Dorival Alves de Sousa, advogado e Diretor do Sincor-DF.
Fonte: TJDFT – PJE/DF nº 0007845-78.2018.8.07.0003
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Tribunal de Justiça do Tocantins Condena Corretor de Seguros por Falha em Atendimento a Idoso
- Corretor de Seguros Condenado a Pagar Mais de R$ 80 mil por Falha na Gestão da Apólice
- Sincor-DF: Um Processo Eleitoral que Reflete o Comprometimento dos Corretores de Seguros
- Não Somos Culpados por Tudo : Corretores de Seguros comemoram Decisão Judicial
- SUSEP Agora com Sede em Brasília: Novos Rumos para o Setor de Seguros no Brasil
- A Importância do Seguro para Bares e Restaurantes: Lições de um Caso Judicial
- STF Facilita Processos de Inventário: Sem Quitação Prévia do Imposto ITCMD
- Atenção, Corretores de Seguros: A importância da Assinatura do Proponente no Contrato
- Seguradora Aceita Risco e Depois Nega Sinistro: Justiça Diz PAGA!
- O Que a Justiça Diz sobre o Papel do Corretor de Seguros
- Justiça: Seguradoras Não Podem Descontar Comissões dos Corretores de Seguros
- Como a Jurisprudência do STJ Protege a Corretora de Seguros Contra Processos!