Visual Aid: como criar um material de sucesso?
O Visual Aid, ou VA, é um material visual de marketing farmacêutico muito usado em visitações para auxiliar o representante comercial na divulgação institucional ou de medicamentos.
O Visual Aid é um material visual estratégico usado por equipes de Força de Vendas para ajudar a alavancar o número de conversões durante visitas aos médicos ou farmacêuticos. Mas para que gere resultados positivos, algumas estratégias devem ser aplicadas.
5 dicas para um VA estratégico
1. Conhecer o público: antes de oferecer uma nova solução terapêutica para o médico ou farmacêutico, é preciso descobrir e entender qual é a dor dele. Lembrar das individualidades do profissional faz toda a diferença no momento da construção do VA. Entender quais são os principais desafios encontrados na prática clínica diária, as maiores queixas dos pacientes e alternativas que aquele profissional já tentou e não teve sucesso. Diferentes perguntas podem ser feitas no momento do briefing, como:
Quais são as preferências desse profissional?
Onde ele busca informações? Em artigos científicos, nas redes sociais de laboratórios, por Email, WhatsApp?
Ele já conhece a patologia ou o tratamento?
Essa é uma especialidade desse profissional?
2. Pensar na experiência do usuário: tudo o que demanda menor carga cognitiva de uma pessoa para entendimento, faz com que ela tenha melhor experiência. Por isso, é fundamental construir as informações do Visual Aid de maneira lógica, fazendo com que as imagens e textos tenham conexão, sejam intuitivos e facilitem a absorção da informação.
3. Construir uma sequência lógica das informações: não basta ser visualmente bonito, o Visual Aid precisa ser estratégico. A escolha de termos e palavras deve ser feita minuciosamente para passar a sensação de segurança e domínio do assunto. Um VA bem estruturado consegue transmitir as informações com clareza e objetividade, retendo a atenção do profissional do início ao fim. Isso contribui para que a visita seja mais ágil e produtiva para os dois lados.
4. Transmitir valor: qual o diferencial da marca? Por que o medicamento da empresa é único e se destaca frente à concorrência? Essas são algumas das perguntas mais importantes que o Visual Aid deve responder. É essencial mostrar o propósito da empresa e como isso está alinhado aos valores daquele profissional, fazendo da solução apresentada a melhor alternativa naquele momento. À medida que é possível agregar valor ao que é oferecido, a marca se mantém fixa na memória do público-alvo.
5. Contar com uma agência especialista em cuidados para a vida: o marketing digital para empesas healthcare é um mundo de possibilidades. São várias as regras de compliance, LGPD e divulgação de medicamentos prescritos que precisam ser seguidas para criar uma estratégia de sucesso. Por isso, é essencial que o parceiro escolhido para desenvolver o Visual Aid tenha domínio não só de marketing digital, mas também do universo farmacêutico para que o material gere resultados e contribua para as ações da Força de Vendas.
O relacionamento e contato com o profissional de saúde, principalmente quando presencial, é um dos momentos mais importantes para a propaganda farmacêutica. Por isso, a estratégia deve ser bem estruturada para que a experiência do profissional seja singular no momento de contato!
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