Brasil,

3 aprendizados deixados pela pandemia sobre saúde mental no ambiente corporativo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ivan Netto
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

3 aprendizados deixados pela pandemia sobre saúde mental no ambiente corporativo

Segundo especialista, ainda existe um tabu em torno do assunto que faz com que as pessoas tenham uma certa resistência em falar e buscar ajuda, o que tem impulsionado o uso de soluções em tecnologia dentro das empresas para ajudar na prevenção e tratamento

A saúde mental tem se tornado tema cada vez mais relevante dentro e fora das empresas. E mesmo que a pandemia tenha reforçado a sua importância, ainda existe um tabu em torno do assunto dentro das organizações com poucos investimentos em soluções que ajudem na prevenção, conscientização e tratamentos adequados.

Segundo Carolina Dassie, CEO da Hisnek, healthtech que desenvolveu o aplicativo IVI, primeira assistente virtual de saúde emocional e bem-estar no ambiente corporativo, ainda existe um estigma em torno da saúde mental e isso faz com que as pessoas tenham uma certa resistência em buscar ajuda ou até mesmo falar sobre o assunto.

“Mesmo que o tema tenha se tornado mais relevante nos últimos anos, as pessoas têm uma certa resistência sobre questões relacionadas. É muito comum as pessoas se ausentarem de seus postos de trabalho em busca de um especialista quando estão com uma inflamação na garganta, ou um resfriado forte por exemplo, mas procurar ajuda quando se sente emocionalmente abalado se torna um pouco mais difícil, pois existe o medo do julgamento, ou até uma resistência cultural”, explica.

De acordo com levantamento da International Stress Management (ISMA) 72% dos trabalhadores brasileiros sofrem hoje de estresse, enquanto 32% têm síndrome de burnout. Ainda segundo Relatório Global sobre Saúde Mental divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em junho deste ano, houve um aumento de 25% em casos de depressão e ansiedade somente no primeiro ano após o surgimento do novo coronavírus.

Para a CEO da Hisnek, a pandemia trouxe luz e deixou uma série de aprendizados sobre o tema, o que tem feito as empresas olharem cada vez mais para soluções de apoio. Carolina Dassie separou três reflexões que o período de isolamento e trabalho remoto deixaram para as empresas sobre a saúde mental.

1. A escuta ativa e acolhimento por parte do RH das empresas é primordial para auxiliar os colaboradores, tanto a cuidarem da saúde, quanto a buscarem ajuda quando necessário.

2. Com a adequação ao trabalho remoto ou híbrido o uso da tecnologia se torna essencial para ajudar as pessoas de forma ativa e efetiva dentro das empresas, uma vez que possível identificar aqueles que estão vulneráveis ou passando por alguma questão específica relacionada à saúde mental.Dessa forma, o departamento pode colocar em prática uma série de ações de prevenção, conscientização e orientação para o tratamento adequado.

3. Ainda existe um estigma em torno da saúde mental que faz com que as pessoas não busquem tratamento. Por isso, o RH deve se manter aberto a acolher sem julgamentos e ser sigiloso. Esse é um passo importante e ajuda a acolher o colaborador quando necessário. Um exemplo de enfermidade que ainda traz muito desconforto mas que pode desencadear outras doenças se não for tratada é a síndrome do burnout, classificada pela Organização Mundial da Saúde como um fenômeno ocupacional que surge a partir de um estresse em função do trabalho, deixando a pessoa exausta, com pouca energia e faz com que ela deixe de acreditar naquilo que produz.

Sobre a IVI:

Criada pela healthtech HISNEK, IVI é um aplicativo de saúde emocional e bem-estar que utiliza inteligência artificial para fazer a prevenção ativa a doenças mentais e promoção à saúde em ambientes corporativos. Por meio de protocolos rígidos de saúde, a solução identifica, através de um funil de saúde mental, os casos mais graves de possíveis transtornos mentais, direcionando-os para tratamentos adequados (conteúdos específicos ou consultas com psicólogos parceiros do app). Além disso, IVI cuida para que casos mais simples não avancem. Todas intervenções clínicas indicadas ao usuário são baseadas em evidências científicas validadas internacionalmente.

A IVI valoriza a cultura de cada cliente e perfil de público, com planos de engajamento exclusivos. Além do app, a IVI oferece um programa completo de capacitação personalizada, prevenção, gestão de crise e cuidado, transformando o ambiente de trabalho em um local seguro, inspirador, acolhedor e produtivo. Para o RH, as informações e dados gerados são organizados e passados de maneira anônima e clusterizada através de um dashboard, obedecendo todas as bases legais previstas na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). E esses resultados vão possibilitar a construção de um ambiente cada vez mais sadio e feliz. Vale ressaltar que o aplicativo também funciona como um hub de outros benefícios da empresas voltados a saúde emocional. Atuante no mercado desde 2014, a HISNEK é comandada pela economista Carol Dassie, que, em 2019, desenvolveu a IVI como solução de colaboração entre as empresas. Hoje, a IVI atende mais de um milhão de vidas. No portfólio de clientes da startup estão nomes como Ambev, Suzano, Volvo, Rodobens e Pearson.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar