Brasil,

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Letícia Gomes
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Confira 5 carreiras para quem deseja ser um nômade digital

Potencializado pela pandemia, conceito de profissionais que possuem local flexível de trabalho se populariza e cresce no mercado de trabalho

Com o boom do home office, começa a ganhar cada vez mais espaço no mercado o nomadismo digital - estilo de trabalho em que os profissionais viajam pelo mundo sem abdicar da carreira, já que suas atividades podem ser feitas remotamente por meio da tecnologia. Segundo projeção publicada no site Nomad List, o modelo é adotado por cerca de 35 milhões de pessoas em todo o mundo, e deve chegar até 1 bilhão em 2035.

Atualmente, há cerca de 23 países que adotaram vistos específicos para os nômades digitais. Entre eles, Islândia, Tailândia, Emirados Árabes, Costa Rica, Grécia e Argentina. E, recentemente, o Brasil também passou a integrar a lista. “É difícil dizer que esta seja uma onda passageira. Enquanto o trabalhador consegue adotar um estilo de vida muito mais flexível, a empresa passa a contar com um funcionário muito mais engajado, de capacitação multidisciplinar e organizado”, explica Alexandre Tibechrani, General Manager Americas da Ironhack, escola global de tecnologia e programação.

Parte significativa dos profissionais que adotaram a prática são de tecnologia. A Program Manager Isabella Paiva, é uma delas. Trabalhando na área há 3 anos, ela conta que já viajou por algumas cidades no Brasil e recentemente passou três meses viajando pela Europa. "A possibilidade de desempenhar minhas funções a partir de qualquer lugar é inspiradora. Meu escopo, função e agenda são os mesmos, mas um dia trabalho do escritório e, no outro, da montanha", destaca.

Confira cinco profissões ideais e em alta para quem deseja ser nômade digital:

UX/UI Design

UI Design tem como principal foco a interface de um determinado aplicativo ou site. Já o UX Design observa esse e outros aspectos, que vão desde o caminho que um usuário faz para chegar ao seu objetivo final até experiências anteriores que uma pessoa teve com aquele produto ou serviço, que podem impactar positivamente ou não a sua interação. Atualmente, este é um dos segmentos mais valorizados e buscados no mercado. Aprenda sobre experiência do usuário, pesquisa, Figma, design thinking e interface do usuário e se torne parte do time de praticamente qualquer empresa.

Desenvolvedor

Profissional especializado na linguagem de programação para aplicativos, sites e até programas que não são acessados pelo usuário final mas que são essenciais para o funcionamento de serviços de bancos, apps de delivery, etc. Para isso, é preciso aprender os fundamentos do design Front-end e da arquitetura Back-end.

Analista de dados

Data analytics, ou simplesmente “análise de dados”, refere-se ao processo de examinar conjuntos de bases em busca de conclusões sobre as informações ali contidas, como padrões, oportunidades e mesmo brechas estratégias que podem ser exploradas pela empresa. Hoje, esse é um processo bastante popular, baseado no uso de ferramentas avançadas de captura, armazenamento e processamentos de dados.

Portanto, o data analytics não existe apenas porque temos muita informação disponível, mas por causa da evolução na capacidade de minerar, organizar e estruturar esses dados. Por meio de poderosos softwares e hardwares, é possível coletar informações de fontes variadas na velocidade e no volume que as demandas dos negócios atuais pedem.

Editor de vídeos

O Editor de Vídeo é o profissional responsável pela edição, montagem e finalização de produtos como comerciais, vídeo-aulas, depoimentos, programas de TV corporativos, entrevistas, documentários, etc.

Geralmente, esses profissionais são contratados por produtoras, agências de conteúdo audiovisual, empresas de comunicação e publicidade, para edição de vídeos de divulgação da empresa ou de seus clientes. Ele(a) trabalha em parceria com o Videomaker, Produtor(a) Audiovisual, Roteirista ou profissionais de Rádio e TV em geral.

Produtor de conteúdo

Empresas de todos os tamanhos dependem da geração de conteúdo online para continuar seus serviços. Esse conteúdo pode ser em forma de e-books, artigos para blogs, textos institucionais ou mesmo posts em redes sociais e, normalmente, essas empresas pagam profissionais para fazer o trabalho. É uma ótima chance para quem gosta de escrever.

Sobre a Ironhack

A Ironhack é uma escola de tecnologia global de renome internacional, que oferece bootcamps e cursos imersivos em Desenvolvimento Web, UX/UI Design, Data Analytics e Cibersegurança. Com campus em Madrid, Barcelona, Miami, Paris, Cidade do México, Berlim, Amsterdam, São Paulo, Lisboa, Dusseldorf, Tampa e Londres, a Ironhack ajudou mais de 10.000 estudantes a escrever as suas histórias de vida através da tecnologia. Hoje em dia, a Ironhack auxilia também algumas das melhores empresas do mundo a contratar, treinar e reter talentos de alta tecnologia, incluindo marcas como a Microsoft, Visa, Capgemini, Siemens e Santander.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar