Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

As estratégias de marketing e SEO que alavancam as vendas online

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Amanda Mastrorosa
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Rafael Rez - Fundador e CMO da Web estratégica Rafael Rez - Fundador e CMO da Web estratégica

Como utilizar efetivamente pesquisa de personas, entender a jornada do cliente e planejar o conteúdo estratégico da marca e vender mais

Por Rafael Rez

Investir em marketing de conteúdo é essencial para garantir o sucesso do e-commerce. Dessa afirmação todos estão cansados de saber, mas quais são as etapas necessárias a serem cumpridas para atingir o resultado esperado, ou seja, gerar efetivamente mais vendas através dessa iniciativa?

Em pleno 2022, diante de informações e debates envolvendo metaverso e o novo estágio da Inteligência Artificial, aqueles que se destacam nas vendas online dominam a principal estratégia: O essencial bem feito!

É a partir desse ponto que você deverá começar a construção da estratégia digital de sua marca. Sem a execução simples e bem feita, é inegável que as ações mais mirabolantes e avançadas não serão sustentáveis a longo prazo.

A primeira etapa essencial para garantir uma estratégia eficaz, é entender perfeitamente com quem a marca conversa, qual o público que você precisa atingir. Por esse motivo, é essencial executar uma pesquisa de persona bem fundamentada com base em análise de dados. Definir a persona oficial da marca, é garantir que as ações que serão feitas estarão alinhadas ao que a persona de fato precisa e enxerga valor.

Observamos em muitos casos do dia a dia a persona ser tratada como uma construção criativa, sem a análise de dados e informações importantes para a marca. Construir uma estratégia pautada em uma persona irreal, é construir uma casa com a base desestruturada, ao passo que as ações vão sendo executadas, os resultados serão insatisfatórios.

De maneira prática, compreenda as informações demográficas, quantitativas e qualitativas para identificar um padrão através dos melhores clientes da marca. Com base nisso, compile esses dados e defina quais são as personas da marca. Após finalizar o resultado, é importante que todas as pessoas envolvidas na operação tenham conhecimento do resultado e para quem o trabalho desenvolvido possui como objetivo atender.

Durante o estudo realizado na etapa anterior, ficará claro quais são os detalhes do comportamento do usuário e como se dá o desenvolvimento da jornada. Essa etapa de análise da jornada do cliente é fundamental para assegurar que a marca esteja presente em todos os pontos de contato com o consumidor. É importante analisar se a presença faz sentido para o decisor ou influenciador da decisão, e com base nisso, decidir a melhor forma de levar a mensagem da marca até os novos clientes em potencial.

Tendo em mãos as informações compiladas anteriormente, a próxima etapa é fundamental: o planejamento estratégico de conteúdo. Saiba que não será possível pautar a construção do planejamento de conteúdo se a análise da fase anterior não estiver concluída..

Uma das principais tarefas para a construção do planejamento estratégico de conteúdo é a pesquisa de palavras-chave relevantes para o negócio. Neste momento, as atividades contemplam analisar a concorrência, quais são os termos mais buscados e as oportunidades. Essas informações são utilizadas para estruturar o conteúdo com base em SEO e melhorar o tráfego orgânico da marca.

Após a identificação dos temas e keywords, é primordial manter a recorrência da produção dos textos para o blog e garantir a execução das demandas com base na constância e frequência. Manter o blog da marca atualizado é essencial para melhorar a visibilidade nos resultados de busca e garantir o crescimento nas posições do Google .

Rafael Rez é especialista em marketing digital, acumula experiência com mais de 1.400 clientes desde 1998 e é autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", best-seller com mais de 20 mil cópias vendidas no Brasil e Portugal. O executivo também é fundador e CMO da Web Estratégica, uma empresa de consultoria especializada em Marketing de Conteúdo e SEO.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar