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Como está a saúde dos planos de saúde?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabiana Félix
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Como está a saúde dos planos de saúde?

Plataforma de inteligência em saúde organiza dados que facilitam a análise de qualidade dos serviços prestados por operadoras de planos de saúde e a tomada de decisão de empresas e usuários contratantes.

No último mês, 70 planos de saúde, de oito operadoras diferentes, foram suspensos temporariamente pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em virtude do volume de reclamações de beneficiários durante o 1º trimestre deste ano. O Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha o acesso dos usuários de planos de saúde às coberturas contratadas, avalia as demandas de reclamações de beneficiários recepcionadas pela ANS, que tenham como referência toda e qualquer restrição de acesso à cobertura assistencial, como o descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias, ou negativa de cobertura assistencial. Baseado nos resultados desse monitoramento as operadoras são classificadas em faixas indicativas de indício de risco baseado no descumprimento dos prazos máximos para o atendimento das demandas, conforme previsto nos normativos (RN nº 259/2011 e IN 02/2022).

Esse resultado está diretamente ligado à performance das operadoras no âmbito assistencial e a gestão do risco é um tema que vem ganhando cada vez mais relevância na área considerando, ainda, que o Governo e a ANS devem lançar em breve um novo sistema que visa facilitar a portabilidade entre planos de saúde. Identificar operadoras acreditadas é um importante indicador de avaliação de conduta para empresas contratantes, pois permite antecipar possíveis incômodos de atendimento e cobertura nos procedimentos de colaboradores cobertos pelos planos. Informações divulgadas pela ANS oferecem dados sobre a qualificação de operadoras e prestadores, índice de reclamações, saúde financeira, entre outros. Para organizar de forma estratégica esses indicadores, a LifesHub, healthtech que reúne mais de 5 terabytes de dados em sua plataforma, transforma a assimetria de informações em inteligência competitiva para empresas do setor, organizando o conteúdo já fornecido pela ANS, e permitindo, por exemplo, a análise comparativa entre operadoras do mesmo porte em determinadas regiões do país.

De acordo com Ademar Paes Júnior, um dos fundadores da LifesHub e presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), diversos indicadores podem ser acompanhados quando se busca uma visão geral da saúde das operadoras de planos de saúde e seu desempenho e a vantagem de analisar estes dados através da plataforma está em receber as informações estratégicas em formato de dashboard, com dados enriquecidos, estruturados, interpretados, gerando muitas outras informações a partir de dados primários. “A empresa que pretende contratar um plano de saúde para seus colaboradores, ou mesmo realizar a portabilidade do contrato, consegue analisar com quais operadoras deseja se vincular, tomando por base informações consistentes que, de certa forma, conseguem prever os riscos na prestação de serviços” complementa o médico.

Informações a respeito das operadoras de planos de saúde são processadas periodicamente pela ANS, que divulga seus resultados trimestralmente.

Sobre a LifesHub:

Healthtech sediada em Florianópolis, a LifesHub fornece desde 2019 inteligência estratégica para a tomada de decisão de empresas que atuam na área da saúde em setores como equipamentos, planos de saúde, rede prestadora de serviços entre outros. Com um formato inovador, sua plataforma converge mais de 5 terabytes de informações oriundas de mais de 300 fontes do mercado de saúde, como ANS, Receita Federal, DataSUS, entidades de classes entre outras. O cruzamento de todos esses dados permite realizar a análise de mais de 1,2 milhões de empresas, 3 milhões de profissionais, 78,3 milhões de beneficiários de sistemas de saúde suplementar e 7,5 bilhões de procedimentos anuais, identificando, por exemplo, oportunidades de novos mercados, demandas por equipamentos, tendências de crescimento ou queda no uso dos serviços de saúde com alta assertividade e alinhado com o que é preconizado pela LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.


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