LGPD: consciência sobre necessidade de proteção das informações de clientes fez seguradoras se anteciparem a legislação; Entenda

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabiano de Abreu

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está em vigor no Brasil desde o mês de setembro de 2021. Pode-se dizer que um dos ambientes que se antecipou a promulgação da medida foi o empresarial.

Isso se deu por conta da consciência das empresas sobre a necessidade de uma proteção de informações cada vez maior. Quem também confirmou isso foi o planejador e gestor de riscos Eduardo Bravo.

Segundo ele, para quem perguntar se houve essa antecipação à legislação, sobretudo por parte das seguradoras, a resposta é rápida: sim.

“As grandes empresas, desde antes a LGPD, sempre tiveram uma máxima preocupação quanto aos dados pessoais, financeiros dos segurados, inclusive o que consta em cada contrato.

O tema é sensível, porque as grandes seguradoras entendem que por trás de cada contrato, existe um interesse segurável”, comentou.

“Essa informação merece uma total atenção já que, os valores indenizados podem chegar a milhões de reais e no caso de sinistro, é fundamental respeitar a escolha e a identidade do beneficiario”, completou.

De acordo com Eduardo, hoje os grandes “players” investem valores considerados anualmente em segurança, tecnologia e no tráfego dos dados. “Uma das medidas, a título de exemplo, foi limitar de quais informações os corretores podem fazer a gestão. Dados financeiros, são tratados com a máxima atenção. Além das ferramentas de Token por e-mail e SMS, quem faz o preenchimento é o próprio segurado que está contratando”, garantiu.

Ainda conforme ele, o uso da tecnologia para assinar um contrato, utilizando a captação do rosto do cliente, no momento da adesão também já é uma realidade e na maioria das seguradoras o chamado “Compliance” ganha cada vez mais espaço antes mesmo da LGPD.

“Atualmente, qualquer transação de informações dos clientes, via formulário, e-mail, etc, sempre deve estar pautada nas boas práticas de Compliance de cada bandeira, cabendo ao corretor/consultor ser punido ou responsabilizado pelos seus atos”, garantiu.

Eduardo é sócio da WFinancial - Health Services, empresa que atua proporcionando soluções 360° para vida de profissionais de saúde.

Sobre a W Financial - Health Services

A W Financial - Health Services é uma empresa que atua proporcionando soluções 360° para a vida de profissionais de saúde.

O planejamento financeiro oferecido aos clientes é dividido em três momentos: planejamento estratégico, consultoria certificada e isenção de conflito de interesses.

A empresa utiliza ainda outras três facetas de um serviço de inteligência em gestão: plano de negócios, pesquisa de mercado e um planejamento estratégico condizente com os objetivos de cada cliente.

A W Financial trabalha também oferecendo todos os tipos de seguros para blindar a vida, a família e a profissão do profissional da área de saúde de eventuais imprevistos.

Outro diferencial é a preparação para a experiência financeira em diversas frentes.

A W Financial consegue entregar o que existe de melhor em gestão de investimentos dentro e fora do Brasil, através da sua parceria com a Maza Asset Management.

Planejamento financeiro, seguros, investimentos, gestão, marketing e outros serviços fazem a empresa ser reconhecida como uma das poucas do mercado que trabalham em prol do profissional de forma personalizada e sem conflitos de interesses, maximizando assim o resultado de seus clientes.