Mercado Brasileiro de Seguros tem espaço para novos produtos e Corretores
O crescimento do mercado de Seguros e o Corretor dentro desse contexto foram os assuntos discutidos durante o painel de “Autoridades do Mercado de Seguros”, que aconteceu durante o primeiro dia do CONGRECOR.
Marcelo Goldman, Diretor de Produtos Massificados da Tokio Marine; Luciano Lima, Diretor Comercial da SulAmérica, Alfredo Lalia Neto, CEO da Sompo Seguros; Claudio Lendeckerm, Diretor Comercial da Potencial; Roberto Santos, Presidente, Diretor Presidente da Porto, Rafael Bauer, Diretor Geral Comercial da Mapfre; Patricia Chacon, CEO da Liberty Seguros, Eduardo DalRi, CEO da HDI Seguros; e Ivan Gontijo, Presidente da Bradesco Seguros, responderam perguntas dos presidentes dos Sindicatos da Região.
Sobre o crescimento que o mercado de seguros vem apresentando, Roberto Santos pontuou que a penetração, no Brasil, ainda é muito modesta e que existe espaço para crescimento, produtos inovadores e aperfeiçoamento dos que já existem. “Eu acho que existe muito espaço para penetração no automóvel, em números de produtos, como é o caso do ‘Azul’, que foi um produto disrruptivo. Existe muito espaço para produtos que tem um preço menor, mais acessível e uma jornada mais leve, O mercado vai continuar crescendo muito, a Porto acredita muito nisso”.
Sendo assim, Eduardo DalRi, seguindo a mesma linha, destacou que o mercado tem muita oportunidade e espaço para a chegada de novos profissionais “Fico muito feliz em ver Corretores novos chegando ao mercado. Se me pedissem para dar dicas aos entrantes, eu diria que as assessorias são muito legais e um bom lugar para começar. As seguradoras têm espaços especiais para pequenos Corretores também, é a área que mais cresce na nossa companhia, por exemplo, e com resultados fantásticos”.
Bauer, em sua fala, destacou que o Brasil tem grande potencial de crescimento e que se trata de um mercado pequeno que tem uma brecha de seguros muito grande, com um grande potencial. “Temos que trabalhar em conjunto, corretores e seguradoras”.
A CEO da Liberty Seguros pontuou que o mercado esta constantemente se adaptando às mudanças, novas tecnologias, tendencias do consumidor. “ É um mercado que ainda tem muito para crescer. O Brasil passou por uma grave pandemia, mas ainda temos um grande trabalho a fazer para mostrar a importância do seguro de vida”.
O papel do Corretor de Seguros, a partir do surgimento de novas tecnologias também foi discutido. [x], da MAG Seguros, disse: “Acreditamos que a tecnologia tem que ser colocada na mão do Corretor para potencializar os negócios. Ja vínhamos trabalhando com tecnologia para dar tudo na palma da mão desse profissional. Tecnologia e inovação tem que estar no dia a dia do corretor.
Tecnologia é base e tem que ser colocada na mão do corretor, o corretor precisa entender que é uma oportunidade”.
Por fim, Gontijo, por sua vez, as instituições do mercado possuem grande participação no crescimento do mercado de seguros no Brasil. Segundo ele, o papel das mesmas é altamente relevante. Com elas, segundo ele, é possível realizar o trabalho de conversão de objetivos, de finalidades próprias que o mercado necessita. “É hora de revisitarmos conceitos que ja foram fundamentais para oferecer seguros mais apropriadas, que hoje merecem uma reflexão maior”.
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