Brasil,

Quatro dicas para elaborar um plano de negócios de sucesso

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bianca Pelliciari
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Igor Amieiro, fundador da agência Aquarium - Créditos: Divulgação Igor Amieiro, fundador da agência Aquarium - Créditos: Divulgação

Igor Amieiro, fundador da agência Aquarium, é quem revela dicas infalíveis para montar o planejamento que assegura a consolidação da sua empresa no mercado

Ao ingressar na jornada empreendedora, é muito comum se deparar com qualidades que todo empreendedor precisa dispor para conquistar o sucesso. Esforço, dedicação e comprometimento estão entre os principais atributos considerados como essenciais para um bom desempenho nos negócios. Porém, se tais virtudes não forem atribuídas a um planejamento objetivo e fundamentado, o funcionamento de toda a operação pode ser colocado em risco. “Planejar um negócio e torná-lo duradouro é um dos maiores desafios que os gestores enfrentam no mundo empresarial. Por isso, a construção de um plano de negócios é fundamental, tendo em vista que é melhor cometer erros no papel que no mercado”, evidencia Igor Amieiro, fundador da agência Aquarium (AQR1) especializada em construção de marcas.

Um documento que descreve todas as informações sobre empresa, do ambiente interno e externo da organização, esse planejamento é uma ferramenta poderosa que permite conhecer as forças e fraquezas do negócio, bem como as oportunidades e ameaças do mercado o qual ele está inserido. “ O plano de negócios viabiliza o fato de você abrir, manter ou ampliar a sua empresa, funcionando como uma base que facilita e direciona seus objetivos. Graças a ele, é possível prever potenciais riscos e minimizar os erros e as incertezas da organização como um todo”, explica o criador da AQR1.

Para elaborar um plano de negócios eficiente e condizente com a realidade da empresa, é preciso estudar, pesquisar e documentar todos os dados e informações relevantes que fazem parte da operação, sejam eles positivos ou negativos. Segundo Igor, o principal erro cometido pelos empreendedores é desconsiderar informações valiosas sobre o mercado e o público-alvo do negócio, bem como da concorrência. “É preciso analisar seus concorrentes pois, provavelmente, eles já possuem experiências positivas e negativas, que podem facilitar o planejamento no início e também a longo prazo”, aponta.

De acordo com Amieiro, o planejamento pode ser criado pelo próprio dono da empresa, desde que ele siga as etapas corretas e acrescente informações verdadeiras e atualizadas no documento. “ Ele pode e deve ser feito pelo empreendedor, para que ele detenha de todo conhecimento que envolve seu negócio. O Sebrae, por exemplo, um dos braços direitos do empreendedorismo, disponibiliza diversos cursos gratuitos sobre o tema, que podem ajudar, também, nessa elaboração”, sugere.

Confira, a seguir, as principais etapas que todo Plano de Negócios deve conter, segundo Igor:

Análise de mercado

Segundo o fundador da agência Aquarium, essa é a principal etapa que vai ajudar a nortear as informações e objetivos da empresa. “É preciso pesquisar sobre seus clientes, fornecedores, parceiros e concorrentes. Quanto mais informações você tiver sobre esses tópicos, mais completo será o plano”, explica. Nesta fase, também é importante o detalhamento dos produtos e/ou serviços ofertados, bem como o público-alvo da marca e a estrutura de comercialização e divulgação.

Operacional e Financeiro

Após levantar todas as informações sobre o mercado e principalmente sobre os clientes, é hora de pensar na estrutura operacional e financeira da empresa. Segundo Igor, o plano operacional descreve a estrutura da organização, levando em consideração instalações físicas, localização, equipamentos, capacidade produtiva e todas as tarefas e operações realizadas dentro da organização. “Já o financeiro serve para entender a viabilidade do negócio, por meio do detalhamento dos gastos, investimentos e o tão sonhado lucro”, explica. Nesta etapa, é preciso formalizar um fluxo de caixa completo e minucioso, que contenha a(s) receita(s), despesas fixas e variáveis, capital de giro, pró-labore, margem de contribuição e os investimentos do negócio.

Posicionamento

“Para criar uma marca de sucesso e reconhecimento, é preciso investir, também, em uma comunicação forte e assertiva com o seu público. Visto que, a personalidade da empresa e a relação com os clientes são virtudes que não podem ser copiadas ou padronizadas, nesta fase, é preciso ir a fundo e definir quais são os objetivos, diferenciais competitivos, missão e a identidade do negócio”, assegura o fundador da agência que é referência em posicionamento de marcas.

Identidade Visual

Após determinar o posicionamento de marca, estabelecido na etapa anterior, é chegado o momento de criação da marca. “Muitas vezes, com o capital limitado, é comum que os empreendedores não invistam na construção da marca. A grande maioria tende a ignorar o investimento em uma marca forte e estruturada, que traga todos os valores pensados na primeira etapa”, adverte Igor. “Tão importante quanto a aplicação e empenho nas etapas anteriores, a identidade visual impacta diretamente na mensagem que a empresa passa para seus clientes e para o mercado em que está inserida. A escolha de ícones, cores, fontes, disposições e imagens são parte importante da imagem e dos valores que a marca transmite”, finaliza.

Sobre a Aquarium

Com o conceito “Quebrar o vidro do próprio aquário”, a Aquarium (AQR1), agência de marketing dirigida pelo publicitário Igor Amieiro, é referência em reposicionamento de marcas e possui um grupo seleto de profissionais renomados, que se dedicam de maneira exclusiva, conforme a necessidade de cada cliente. Entre os clientes atendidos pela AQR1, estão: A Ventana Bar, HotelDO, IdeaNutri, Rotavi Industrial, Lepta Capital, Excellance Gestão de Turnaround e Reestruturação, Italspeed Automotive, Isolucks Tintas Eletroestáticas em Pó, PTC Therapeutics, Colégio Augusto Laranja, entre outros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar