Brasil,

Dicas para os CIOS enfrentarem a escassez de desenvolvedores de tecnologia nas empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Engenharia de Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Pixabay Pixabay

Gerente de RH da Run2biz, desenvolvedora e provedora de soluções em hiperautomação, avalia gargalos e formas de enfrentá-los

Os CIOs – acrônimo para Chief Information Officer, ou seja, o líder responsável pela área de tecnologia em uma empresa – têm, pela natureza de sua função, um desafio: promover o desenvolvimento tecnológico em sua organização. Mas, a essa atribuição soma-se um complicador: a falta de mão de obra qualificada. Problema que não tende a ser resolvido em curto prazo.

A avaliação é da gerente de recursos humanos (RH) da Run2biz, Daniela Velez. Com unidades em Brasília e nos Estados Unidos (Dallas), a Run2biz é uma empresa desenvolvedora e provedora de soluções tecnológicas de gestão de serviços e hiperautomação, voltadas justamente ao desenvolvimento e otimização das áreas de tecnologia da informação (TI) nas organizações.

Daniela Velez

“Estamos – digo não só a Run2biz, mas CIOs e outros líderes de um modo geral – tratando de preparar os departamentos de TI para o sucesso digital de suas organizações, em cenário de escassez de profissionais para dar conta dessa evolução”, sublinha Dani Velez, como é conhecida no mercado.

A gerente de RH cita projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que dão conta da gravidade do problema. E, também, de como deve persistir a situação, em curto e médio prazo. “Indicadores do IBGE apontam que a área de tecnologia da informação deverá ter, até 2024, em torno de 290 mil vagas abertas, mas sem serem preenchidas, por não haver talentos com as habilidades e competências necessárias para tal.”

Dani Velez pontua, em particular, a falta de analistas desenvolvedores. Isto é, profissionais que precisam, além de formação e capacitação profunda em TI, dispor de atributos como visão holística da área. Ainda mais em um cenário que caminha para a intensa hiperautomação dos processos, acrescenta.

“A hiperautomação começa a se impor não como um diferencial, mas como algo inerente, imprescindível às organizações. Os CIOs estão atentos a isso, e devem atuar no sentido de buscar esse caminho. Porém, se deparam com o déficit de profissionais, que tende a se acentuar, porque formam-se, no ensino superior, menos pessoas do que demanda o mercado”, discorre.

Investir nas equipes já disponíveis, requalificando profissionais já existentes, tem se tornado necessário. Igualmente, encontrar formas de valorização e estímulo para manter esses profissionais nos quadros da organização. “É preciso ‘reter’ os talentos, do contrário fica difícil a reposição”.

Mais do que o investimento em individualidades, faz-se imprescindível proporcionar um ambiente de trabalho em que o profissional se sinta bem; onde perceba que seu talento e competência são aplicados e evoluídos. Neste sentido, a gerente de RH cita recente certificação obtida pela Run2biz da consultoria internacional Great Place to Work (GPTW).

“É feita uma pesquisa com os colaboradores, para que avaliem alguns pontos: clima organizacional, confiança, liderança da empresa, orgulho, inovação. A Run2biz recebeu o índice de 91% de aprovação em sua equipe”, celebra Dani Velez.

Com isso, continua ela, o GPTW atestou a empresa como uma das melhores para se trabalhar. Com ações de âmbito interno, somadas aos esforços externos de diversos elos da cadeia produtiva, é possível mitigar os riscos da escassez de profissionais em TI e gradativamente solucionar o problema, vislumbra a gestora.

Saiba mais sobre a Run2biz

A Run2biz é especialista em oferecer a empresas de variados portes e segmentos a melhora de ganhos em gestão, eficiência e produtividade, bem como na solução de problemas que poderiam ser evitados. Se o objetivo é fazer com que o futuro seja o agora, o portfólio de produtos digitais contido na plataforma 4Biz (que é desenvolvida pela Run2biz) vai ajudar a jornada de Transformação Digital da sua empresa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar