Brasil,

Empresa: Nova Estrutura De Empresa Colaborativa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Clara
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

*Rosalvi Monteagudo

A produção deve ser própria sem uma economia dirigida, mas uma economia distribuída com justiça em procura de suprir as necessidades com sustentabilidade.

Para dar continuidade às sugestões de ”Economia Solidaria; novas regras” é necessário criar uma empresa, via software, a fim de formar um meio de implementá-la. A seguir, uma proposta para uma nova estrutura de empresa, a iempresa, pois sem dúvida um novo sistema é possível pelo uso da moderna tecnologia.

Uma grande parte dos empreendedores tem falta de recursos, conhecimentos e objetivos claros. O cooperativismo seria uma solução para estes problemas, porém não tem os obtidos resultados esperados. Propomos uma revisão das regras cooperativas, criando uma iempresa que se beneficia de um software colaborativo para a administração, vendas, produção, pesquisa e desenvolvimento em cooperação econômica. È uma empresa social descentralizada entre suas diversas gestões em compartilha dos recursos humanos, materiais e econômico-financeiros que através da decisão dos cooperadores-donos estabelece a base da sua sustentabilidade.

A organização socioeconômica precisa ser mudada, pois nasceu de uma ideia de negócio e a iempresa tem como base um software colaborativo que interage entre si e constituem as iempresas que as compõem, cujo trabalho em comum é com uma ou mais gestões que favorecem a organização do trabalho.

A quantidade de conhecimento necessária para gerenciar uma empresa é extremamente grande e está aumentando exponencialmente. Uma pequena empresa não tem pessoal ou recurso para se manter atualizada nas técnicas e procedimentos necessários para se tornar competitiva no mercado.

Por exemplo, em uma empresa individual, o dono é o próprio executor do trabalho, ele tem que entender do seu cliente, processo de produção e matéria prima. Além disso, também teria que entender de administração financeira, vendas, marketing, estoque, compras, entrega, etc. Ele não teria nem tempo e nem capacidade cognitiva para adquirir todo este conhecimento, sem contar que todas estas áreas estão se desenvolvendo muito a cada ano, não é um conhecimento estático, está sempre evoluindo.

Este é um dos motivos que cada iempresa faça uma semi-integração com cada segmento da empresa que se responsabilize pela educação para oferecer seus serviços entre todos os envolvidos no sistema.

Cada iempresa se compõem de diversas iempresas para constituir a organização que é colaborativa e atende a todos os envolvidos. Através do software e da assessoria, fornece recursos para executar as atividades, sem transferência de conhecimento.

Missão:

Desenvolvimento colaborativo de empreendimentos econômicos.

Visão:

Produzir o sucesso econômico de outras organizações.

VALORES
Compartilhar os recursos;
Cooperação mútua;
Desenvolvimento econômico com sustentabilidade social e ambiental;
Liberdade para tomar suas próprias decisões;
Probidade administrativa e transparente;

A geração de trabalho no neocooperativismo às tem como principal vantagem ajuda mútua para a cooperação econômico e atender fins lucrativos.

Acaba com o emprego e transforma todos em cooperadores/donos que se reúnem de forma voluntária, democrática e autônoma para realizar objetivos em comum em que todos têm obrigação de cumprir com o quinto princípio, ou seja, educação, informação e formação. Este passa a ser o principal princípio para soluções específicas das iempresas.

Cada especialidade dos cooperadores a iempresa terá a responsabilidade de educá-los para serem melhores qualificados e atualizados às necessidades do mercado, pois cada profissional será responsável pelo seu desempenho e isto potencializa ganhos maiores.

** Rosalvi Monteagudo é contista, pesquisadora, professora, bibliotecária, assistente agropecuária, funcionária pública aposentada e articulista na internet.

Site: https://econsolidaria.org/org.br

Publicações: Revisão das regras dos princípios coope-rativistas, 2001/ Economia solidária; novas regras, 2002/ Autonomia na organização da iempresa; uma sugestão para o desemprego, 2004/ Sustentabilidade socioeconômica, via web-service, 2006/Administração e a contabilização/ accountability para o terceiro setor, 2007/2018/Economia digital e sustentabilidade, 2002/2018/Autonomia Financeira e a Autogestão – Uma Ideia / 2019/

Doutrina Econômica da Cooperação - Revisão das regras dos princípios cooperativistas - 2021


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar