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Seller center: 3 grandes vantagens que fazem dessa ferramenta o cérebro dos marketplaces

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flavia Pisani
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Especialista elenca principais benefícios de um seller center para a gestão dos marketplaces e defende a transformação digital das plataformas para impulsionar os negócios

Depois de registrar recorde de faturamento em 2021, chegando a R$ 161 bilhões, o comércio eletrônico no Brasil começa 2022 com resultados promissores. Apenas no primeiro trimestre do ano, o crescimento foi de 12,59%, segundo o índice MCC-ENET. Nesse boom recente, grande parte das empresas aderiram aos marketplaces como forma de aumentar vendas e lucros e hoje essa modalidade já representa cerca de 80% das vendas online realizadas no país, de acordo com o Ebit/Nielsen. O crescimento desse tipo de negócio trouxe o desafio de gerir essas plataformas de forma eficaz e o seller center se sobressai nesse cenário, como ferramenta que otimiza e centraliza a gestão de toda a operação de um marketplace.

“Gerir um ambiente com diversos sellers não é uma tarefa simples. É preciso fazer uma gestão que permita que o número de parceiros aumente, sem que a qualidade do serviço caia. O seller center garante esse controle e uma capacidade sustentável de escalabilidade. Com ele fica mais fácil abrir a plataforma para novos sellers, ter um portfólio de produtos mais diversificado, com um processo estruturado, organizado e sem falhas. Além disso, é uma ótima fonte de dados relevantes e indicadores para a tomada de decisões estratégicas. Podemos dizer que o seller center promove uma verdadeira transformação digital do marketplace, facilitando o crescimento exponencial do negócio”, comenta Orlando Ovigli, VP Digital Solutions no Grupo FCamara ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios.

Pensando em ajudar os empreendedores que buscam soluções de gestão eficazes, Orlando destaca três grandes vantagens de um seller center:

1- Boas experiências para o consumidor

O consumidor está cada vez mais imediatista e busca praticidade em toda a jornada de compra. Com o monitoramento de indicadores em tempo real viabilizado pelo seller center, fica mais fácil identificar gargalos operacionais, aprimorar processos e assim melhorar e personalizar a experiência do cliente. Com a ferramenta, é possível acompanhar indicadores relacionados a entregas, atendimento e qualidade dos produtos e até mesmo identificar problemas antecipadamente e resolvê-los em tempo hábil de evitar desgaste no relacionamento com o consumidor e também críticas registradas em redes sociais ou no SAC.

2- Controle de estoque e da mudança de preços

Em muitas épocas do ano, como Black Friday e Dia das Mães, por exemplo, em que a demanda é mais alta, é crucial ter previsibilidade de estoque, para facilitar o planejamento de promoções e o atendimento da demanda, sem frustrar expectativas dos consumidores. O seller center faz esse controle, garantindo uma visão precisa dos produtos disponíveis nos sellers. O mesmo acontece com a variação dos preços dos produtos. Oscilações são normais, devido às promoções oferecidas por cada vendedor, e nesses casos a ferramenta identifica, de forma automática, os valores corretos de cada transação, para a realização dos repasses devidos a cada seller, levando em conta essas flutuações.

3 – Inteligência de dados para impulsionar vendas

Os dados gerados pelo seller center apoiam a tomada de decisão em diversos aspectos, inclusive para alavancar vendas e resultados. É possível, por exemplo, identificar os sellers com melhor resultado ou reputação, que geram mais valor para a plataforma, e criar oportunidades para ativá-los, dar mais visibilidade aos seus produtos e serviços ou estimular promoções específicas com esses parceiros. Em datas sazonais, o controle de indicadores relacionados a estoque e logística também facilitam o planejamento de promoções para alavancar vendas.

Terceirizando o seller center

No passado, quando não existia uma solução de seller center no mercado de tecnologia, a única saída para as empresas que quisessem ter um marketplace era desenvolver a sua própria plataforma de gestão de sellers. Isso exigia um investimento milionário que era inacessível para a maior parte das empresas. Hoje com a solução OmniK, democratizamos o acesso das empresas ao molde marketplace, com um modelo de negócio SaaS que é acessível, fácil de implementar e possui as principais integrações e funcionalidades prontas para o consumo dos nossos clientes

“Criar a própria plataforma eleva muito o custo de implementação e gestão de um marketplace. Ao contratar plataformas de alta performance, o empreendedor fica mais próximo de alcançar um crescimento escalar e sustentável para o seu negócio”, finaliza o executivo.

Sobre a Omnik

A OmniK é uma empresa brasileira que revoluciona o varejo digital através de uma plataforma 100% SaaS e White Label. Na OmniK, acreditamos que a transformação digital se dá por meio da colaboração e das plataformas digitais de alta performance. Por isso, oferecemos uma solução totalmente customizável, flexível e com um Seller Center que facilita a gestão do seu marketplace, acompanhando o poder dos negócios de plataforma. Empresas como ON Stores, Centauro, Loja do Mecânico, entre outras, já estão aumentando seu faturamento e carteira de clientes com maior visibilidade, escala e agilidade no varejo digital. Saiba mais em www.omnik.com.br

Sobre o Grupo FCamara

O Grupo FCamara é um ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios ao prover desenvolvimento e soluções tecnológicas orientadas aos resultados dos clientes, com alta especialização e atuação nos principais players do mercado de varejo, saúde, seguros, banking, indústria de transformação entre outros. Após imersão no Vale do Silício, fundou sua própria Corporate Venture, que já lançou diversas startups com foco B2B.


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