Brasil,

Metaverso e o futuro do varejo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Saulo Kurosaka
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Metaverso e o futuro do varejo

Raphael Mello*

Desde que Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook (agora Meta), deixou clara sua intenção de investir significativamente na construção do metaverso, em meados do ano passado, praticamente todos os setores da economia estão procurando uma forma de participar dessa experiência virtual imersiva e interativa.

Já existem alguns exemplos do que chamam de metaverso, como as plataformas ‘Decentraland’ e ‘The Sandbox’, que produzem experiências de simulação virtual, ou seja, permitem que um avatar se encontre com outras pessoas, participe de jogos, compre e venda bens virtuais e se engaje em diversas atividades. Porém, são sistemas individuais que não se comunicam entre si.

Mesmo assim, 6% dos brasileiros (5 milhões de pessoas) já transitam por alguma versão do metaverso, de acordo com o Kantar Ibope Media. Segundo a Gartner, um em cada quatro usuários de internet vai gastar ao menos uma hora por dia nesses mundos virtuais até 2026.

Embora esses números sejam animadores, o desafio é criar um ambiente virtual neutro (sem dono), único e integrado, como uma cidade, em que as pessoas, por meio de seus avatares ou por óculos de realidade virtual, possam entrar e interagir. Para isso, a tecnologia e dispositivos ainda precisam evoluir bastante, já que a criação deste universo vai depender da combinação de avanços em realidade virtual, blockchain, inteligência artificial, aumento de conectividade, assistentes de voz, programas de tradução simultânea de idiomas, ambiente 3D e gamificação, entre outros.

Isso não impede que algumas marcas, como Louis Vuitton, Gucci e Nike, já façam negócios no Metaverso. Por enquanto, muitas empresas estão vendendo NFTs, e não produtos do mundo real. A Bloomberg Intelligence já prevê que, em dois anos, o Metaverso transacione US$ 800 bilhões.

Porém, no futuro, nada impede que o usuário compre bens físicos no metaverso. Vai ser possível ir a um supermercado, escolher e colocar produtos no carrinho de forma muito mais fácil, dinâmica e rápida, programando a entrega em casa. Roupas, calçados, viagens e até carros poderão ser comercializados no universo virtual.

Nestes estágios iniciais de sua concepção, não sabemos ainda como o metaverso tomará forma. Mas, para os grandes varejistas, já fica o questionamento de como gerar rentabilidade neste ambiente. Para o pequeno e médio empresário, tudo isso pode parecer ficção científica. Muitos ainda estão começando a sua jornada digital e ainda não exploraram plenamente todas as oportunidades do e-commerce. Porém, de fato, há a possibilidade concreta do comércio, como conhecemos hoje, ser bem diferente. Basta lembrar que as gerações Z e Alpha, os grandes consumidores do futuro, são compostas por nativos digitais que já estão acostumados com os ambientes imersivos dos jogos online.

*Raphael Mello é CEO da LTM


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar