Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

O aumento dos preços dos seguros diminui a fidelização do cliente

Armando Luís Francisco Armando Luís Francisco

Todos os corretores de seguros possuem sua parcela de fidelização de clientes. Entretanto, a reclamação geral dos corretores tem sido diagnosticada como problemas gerados para o consumidor: 1 - prestação de serviços assistenciais, 2 - aumento de preços dos seguros, 3 - etc.

Acredito, em detrimento dessa fidelização, que o cliente está comparando os atributos de sua apólice. Então, ainda no privilégio de uma profissão que comporta poucos profissionais, há certa nuance de trocar os corretores originais por outros comparados.

O que eu ainda creio, pois é um movimento visível, que saem clientes de uma base e entram outros clientes de outras bases originárias, que também trocaram os produtores. Porém, os clientes são os mesmos.

Não posso, em hipótese alguma, informar que o mercado está ruim. O que eu tenho a colocar é que as mudanças irão continuar e o modo convencional de prospectar tende a se exaurir. De certo modo, graças a Deus, jamais poderia reclamar de produção!

Até porque, nenhum discurso atual tende a me colocar numa posição em que acredite confortavelmente nos prognósticos quanto à profissão do corretor de seguros. De modo geral, o que faço aqui é unir o pensamento quanto ao enxergar orgânico de uma atividade.

Pra quem ainda não entendeu, vou simplificar: o segurado paga por uma apólice a quantia de R$ 2.000,00 e fica segurado por um período. Na renovação, o novo veículo passa a custar, no mesmo corretor, o valor de R$ 3.800,00. Obviamente, sem que os proventos do cliente tenham aumentado neste índice, o consumidor passa a cotar com mais corretores, podendo deixar a base original, gerando um troca de profissionais, sem aumentar o número de objetos na composição atuarial das seguradoras.

Um grande detalhe é que isso está acontecendo em diversos ramos, mas especialmente no seguro de automóveis. E o que estou relatando aqui é a força do presente, sem qualquer indicação de outras concorrências, apenas no quesito preço. Também, não estou desqualificando a precificação, visto que o balanço negativo provocado pela Covid-19 e falta de peças e preços dos serviços descontrolados, entre outros fatores, certificaram a necessidade de se recompor os preços dos seguros.

Armando Luís Francisco
Jornalista e Corretor de Seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo