Brasil,

Decreto que cria mercado de créditos de carbono regulado no Brasil é avaliado positivamente

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  CNseg
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O Governo Federal publicou em 20 de maio o Decreto nº 11.075, que regula o mercado de créditos de carbono no Brasil. O Decreto faz parte do arcabouço da Política Nacional sobre Mudança do Clima, em vigor desde 2009, que afirma que compete ao Governo criar condições para o estabelecimento de planos setoriais que visam a transição econômica para um modelo de baixo carbono.

Segundo a norma, nove setores são elegíveis para estabelecerem seus planos setoriais em linha com os compromissos nacionais estabelecidos com base no Acordo de Paris (NDC’s): os de energia, transporte, indústria de transformação e bens de consumo duráveis, química, papel e celulose, mineração, construção civil, serviços de saúde e agropecuária. As metas de redução serão discutidas com os setores regulados, na forma de acordos, e as empresas que ultrapassarem o limite de emissões estabelecido pela meta poderão comprar créditos de empresas que emitiram abaixo do limite.

A diretora Executiva da CNseg Solange Beatriz Palheiro Mendes avalia como positiva a iniciativa do Governo Federal: “A regulamentação de um mercado nacional tem potencial para estimular a geração de novos negócios e empregos, além de contribuir para o aprimoramento do capital reputacional de empresas nacionais e do Governo, atraindo investimentos locais e estrangeiros”. Solange ressaltou que a publicação do Decreto foi fundamental para criar as condições do que pode vir a ser o mercado regulado de carbono, mas ele terá pouca efetividade se não vier acompanhado de uma regulação complementar. Entretanto, afirmou que, para o Brasil seja bem-sucedido no processo de transição climática, a regulamentação do mercado de carbono não bastará e outras ações precisarão ser empreendidas concomitantemente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar