Brasil,

40% dos líderes de RH acham que as empresas estão um passo atrás na busca por talentos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carla Macedo
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Erica Castelo - Foto divulgação Erica Castelo - Foto divulgação

Especialista destaca que para descobrir novos talentos é preciso ir além da descrição do trabalho e, as formas de contratação, além do aprimoramento empresarial

De acordo com uma pesquisa recente da consultoria Gartner, 40% dos líderes de RH dizem não sentir que suas empresas acompanham com a rapidez necessária a demanda por habilidades novas requeridas pelo negócio. Essa mesma pesquisa apontou, ainda, que uma em cada três habilidades necessárias para um trabalho em 2018 não será mais necessária em 2022.

Com a intensidade das mudanças nos produtos e serviços devido à digitalização dos negócios, uma tarefa ou função que faz parte hoje da agenda de um profissional, pode estar obsoleta amanhã. E o perigo de se focar o recrutamento no “job description” padrão é que muitas vezes ele vira um documento estático, enquanto a definição dos perfis nesse mundo novo precisa ser algo mais vivo.

Para Erica Castelo, headhunter com atuação global, a explicação está na diminuição da linha fixa, que antes separava os “departamentos”.

“As “squads”, estruturas que vieram do digital, mas hoje são adotadas por muitas empresas, são bons exemplos dessa evolução, e demonstram que os projetos precisam reunir pessoas por habilidades complementares e não necessariamente por departamento. O próprio RH, antes conhecido por atividades mais burocráticas de departamento pessoal, hoje tem responsabilidades como Employer Branding, que tem uma intersecção forte com o Marketing e é responsável por gerar uma marca positiva sobre a empresa como local de trabalho”, complementa a especialista.

O Marketing Digital, hoje, vai além da comunicação e engloba aspectos de crescimento, (ou “growth”), que envolvem áreas comerciais, experiência do cliente, receita. Não se limita a um perfil padrão de profissional. São diversas expertises dentro de um mesmo núcleo de atuação.

“Com toda essa transformação, defendo que não existe mais uma “especialização”; o recrutador precisa ir além das caixinhas de tarefas, departamentos, indústrias. É preciso uma verdadeira co-criação da vaga com o líder do negócio”, ressalta Erica Castelo.

Mas e agora, quais seriam os passos para se chegar no melhor perfil do talento desejado?

Erica Castelo explica que primeiro é preciso entender o negócio com exatidão e saber quais os desafios posteriores, para depois analisar a capacidade de resolvê-los.

“Já o segundo passo é a definição do perfil com foco em habilidades, e não em um conjunto de tarefas que, muitas vezes, não compreendem o mesmo conjunto de habilidades – e deixam a busca do perfil difusa. A atenção especial precisa estar nas competências comportamentais: as técnicas evoluem constantemente e podem ser treinadas, mas a atitude correta será capaz de solucionar os problemas e levar as empresas ao ponto onde querem chegar. Assim, as organizações se tornam muito mais flexíveis e preparadas para o longo prazo. Ou seja, preparar sua empresa para um crescimento de talentos a longo prazo é um grande desafio da atualidade”, finaliza a especialista.

Sobre Erica Castelo

CEO da The Soul Factor, uma empresa de Executive Search exclusiva, sediada nos EUA com alcance global, especializada em encontrar talentos para organizações multinacionais, digitais ou em transformação digital, Erica Castelo possui especialização em Design Thinking pela Stanford University Graduate School of Business, MBA em Marketing pela ESPM, Formação em Administração pela FGV e certificação como coach internacional pela Coach U University (USA).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar