Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Os benefícios e desvantagens de se empreender em casal

Os benefícios e desvantagens de se empreender em casal

Danilo Mendes, empresário e especialista em gestão de empresas, pontua os aspectos positivos e negativos de um empreendimento entre pessoas que possuem uma relação conjugal

Em meio a um período de crise econômica, muitos casais resolveram juntar suas forças e começaram um empreendimento próprio. No entanto, é preciso manter a cautela em diversos pontos antes de abrir um negócio.

Para Danilo Mendes, empresário e especialista em administração industrial e gestão de empresas, uma sociedade entre um casal pode apresentar riscos. “Quando um casal decide unir forças para abrir um negócio próprio, os riscos são potencializados pois permeia uma relação pessoal. Pode dar certo sim, mas não tem fórmula mágica. Precisa de muita disposição e autoconhecimento para mitigar alguns riscos, além da fundamental separação do lado pessoal e profissional”, relata.

Antes de firmar essa sociedade, é preciso responder alguns questionamentos. “Em que área seu sócio(a) pode agregar no negócio? Quais as competências fundamentais para o empreendimento que ele(a) possui? Se não der certo, o que o casal tem a perder? É importante levar tudo isso em consideração, unindo forças para objetivos em comum”, alerta o administrador.

Além disso, o empresário afirma que é necessário esclarecer diversos pontos que precisam estar alinhados entre o casal. “Alguns aspectos, curiosamente, se aplicam tanto à relação pessoal quanto profissional. Avaliar objetivos, sonhos e valores em comum, respondendo onde os dois querem chegar com o empreendimento, as motivações do casal em relação ao negócio, além de esclarecer quais as atividades de cada um na empresa, definindo tarefas com base no que cada um faz de melhor”, declara.

Para estipular uma separação coerente entre negócios e vida pessoal, uma alternativa é a elaboração de contratos que podem estabelecer limites e proteger as partes envolvidas. “Pode ser acordado a criação de um ambiente separado, para que os dois tenham privacidade e seu próprio espaço, regras sobre horário de trabalho e descanso ou outros acordos entre os dois. Muitos casais empreendedores possuem um nível maior de maturidade, conseguindo separar as coisas de modo a não falarem de trabalho fora da empresa e não falarem de coisas pessoais dentro dela, o que certamente potencializa as duas relações”, afirma o empresário.

Mesmo com um empreendimento em conjunto, é importante ter momentos de lazer deixando o trabalho completamente de lado. “Separar um tempo para que aproveitem juntos ou até mesmo sozinhos traz muitos benefícios, de repente até colocando na agenda dos dois para que isso aconteça em dias específicos”, revela Mendes.

De acordo com especialista em gestão de empresas, opiniões divergentes entre um casal podem trazer bons resultados se vistas de forma positiva. “Essa complementaridade é ótima para um negócio, principalmente por trazer vários aspectos de uma mesma situação. Dessa forma, saber ouvir e saber falar são pontos importantes, com um cuidado especial para não achar que o parceiro está com trazendo aquele contraponto somente como uma forma de afronta. Uma dica para divergências sobre determinados assuntos é consultar o contrato social ou o acordo entre sócios, verificando qual dos dois é o responsável por aquele tema ou área, sendo que essa decisão deve prevalecer, respeitando os deveres e responsabilidades de cada um, que foram combinados previamente”, explica.

Dentre todos os desafios que o casal irá enfrentar, o mais importante deles é o financeiro. “Saber o seu custo pessoal e o seu custo empresarial é imprescindível para prosperidade, portanto a empresa deve pagar um salário ou prolabore aos sócios, que deverão viver com isso. Um erro muito comum e que acaba por falir muitos empresários e empresas ao mesmo tempo é o empreendedor adequar o seu salário e retiradas ao estilo de vida que leva, ou que gostaria de levar, sangrando o caixa da empresa, quando na verdade deve ser o contrário: o salário deve ser adequado ao mercado e à realidade da empresa, e a pessoa física deve ajustar seu estilo de vida a isso. Se o casal já contar com uma estrutura familiar, vivendo sob o mesmo teto, isso deve ser levado em consideração”, finaliza Mendes.

Sobre Danilo Mendes

Empreendedor, empresário e engenheiro de produção, pós-graduado especialista em administração industrial, gestão de empresas e gestão empreendedora. Com carreira na área industrial, nos campos de qualidade e produtividade, agora se dedica ao empreendedorismo, sendo apaixonado em potencializar e transformar pessoas e empresas. Participou da sexta temporada do reality de empreendedorismo Shark Tank Brasil como sócio e cofundador da Martello Educação Financeira.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo