Brasil,

Inteligência emocional: a skill mais procurada na atualidade

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Carolina Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Marcel Scalcko Marcel Scalcko

Especialista em treinamentos de gestão, Marcel Scalcko, aponta três dicas para lidar com as emoções no ambiente de trabalho e se destacar como líder

Conhecimento, proatividade e comprometimento com demandas e prazos sempre estiveram entre as skills mais procuradas nos cargos de gestão. Mas o cenário mudou com a pandemia, o home office e o avanço da tecnologia. Agora, a inteligência emocional assume o ranking das competências desejadas em um líder de equipe. O termo, inclusive, foi popularizado pelo psicólogo Daniel Goleman, e expressa a capacidade de identificar os próprios sentimentos e os dos outros, e de gerir bem essas emoções. Para Marcel Scalcko, especialista há 25 anos em treinamentos comportamentais e de gestão para alta performance, saber conduzir as suas emoções e a do seu time é uma manobra eficaz para aumentar o engajamento e a produtividade.

“Ao contrário do que muitos pensam, ter inteligência emocional não é evitar os sentimentos, mas saber usá-los de maneira funcional, a nosso favor. Não estou falando aqui de ser completamente racional. Ter inteligência emocional significa ter presença para identificar, por exemplo, sentimentos como medo, e canalizar isso de maneira positiva. No ambiente corporativo, os seres humanos estão expostos as mais diversas nuances de emoções, então precisamos usar esses sentimentos como combustível para nos movimentarmos na vida e no trabalho, de forma a melhorar nossa performance”, explica o gaúcho, que já orientou mais de 110 mil pessoas com suas metodologias próprias, como o Programa de Gestão para Alta Performance (G.A.P) e as Leis da Vida - uma abordagem de desenvolvimento humano.

Não à toa, uma pesquisa recente divulgada na 9ª edição do Índice de Confiança Robert Half, revelou que 49% dos recrutadores acreditam que os profissionais estão mais propensos a sofrer de Síndrome de Burnout - distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico. O levantamento divulgado este ano ainda revela que entre as maiores preocupações dos recrutadores estão as altas cargas de trabalho e a pressão para manter resultados.

Segundo o especialista, a inteligência emocional e a principal solução para esse cenário atual: oferecendo equilíbrio e bem-estar aos gestores e colaboradores e engajamento e produtividade às emrpesas. “Se olharmos pela perspectiva da liderança, usar a inteligência emocional vai proporcionar líderes menos suscetíveis a picos emocionais. Por isso, eles tomarão decisões mais precisas e equilibradas. Do ponto de vista dos colaboradores, teremos pessoas mais aptas a suportar pressões que são naturais no ambiente corporativo, mas sem ter estresses desnecessários. Além disso, ambos poderão desenvolver um melhor recebimento e emissão de feedbacks”, recomenda Scalcko.

A pandemia, o home office e o avanço da tecnologia também alteraram, de forma significativa, as relações no ambiente corporativo, trazendo à tona mais ansiedade e sentimentos de medo e controle nas equipes. “Na cabeça dos gestores, ficou muito mais difícil controlar os funcionários, no que diz respeito a produtividade. É preciso ter inteligência emocional para desenvolver, por exemplo, a confiança no seu time. Além isso, o home office é muito diferente do trabalho presencial. Nesse sentido, um líder que usa inteligência emocional demanda metas plausíveis, além de identificar e auxiliar o colaborador a entender o porquê dele não estar alcançando o resultado esperado”, explica o especialista em treinamentos comportamentais e de gestão para alta performance

Com intuito de ajudar colaboradores, líderes e gestores a desenvolver inteligência emocional no ambiente corporativo, Marcel Scalcko aponta três dicas práticas para aumentar a inteligência emocional dos gestores:

1) Meditação:

“Essa prática é pouco usada nos ambientes corporativos ocidentais, mas é muito difundida no oriente. Há centenas de artigos que comprovam os benefícios da prática da meditação, para lidar com estresse, por exemplo. A meditação ajuda a manter a presença e lidar com tudo que se manifesta no ser humano tanto a nível de corpo físico, como psíquico”, explica o especialista.

2) Terapia:

“Muitos têm a ideia errônea de que a terapia não é bem-vista e pode ser um impeditivo na hora de uma contratação. Eu não só discordo como acho que a cria alicerces sólidos para as pessoas saberem como lidar com as emoções no ambiente de trabalho”, revela Marcel.

3) Imersões comportamentais:

“Nessas imersões, as pessoas são treinadas para usarem os sentimentos a seu favor e em prol do bem-estar e da performance da sua equipe. Você tem a visão de um conselheiro dentro de um contexto. É o que também acontece, por exemplo, na terapia, onde um terapeuta auxilia você a enxergar quais os melhores caminhos para decisões mais acertadas”, conta Scalcko.

Sobre Marcel Scalcko:

Marcel Scalcko é bacharel em Administração e Direto, com pós-graduação em Administração de Marketing. É fundador e CEO do Grupo Scalco, empresa de consultoria em gestão para alta performance e de treinamentos comportamentais. Scalcko é treinador comportamental há mais de 25 anos e já assistiu mais de 110 mil pessoas com suas metodologias próprias, como o Programa de Gestão para Alta Performance (G.A.P) e as Leis da Vida - uma abordagem de desenvolvimento humano que é apresentada pelo autor no seu best-seller “As 9 leis inegociáveis da vida”.

Marcel Scalcko também conta com formação em Consultoria Organizacional, pela Associação Brasileira de Recursos Humanos; Coordenação de Dinâmicas de Grupo, pela Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupo; Hipnose Ericksoniana, pelo Instituto Milton Erickson do Rio de Janeiro; Constelações Familiares, pelo Instituto Bert Hellinger Brasil Central; e Renascimento, pelo Instituto de Renascimento de São Paulo. Em constante formação, Scalcko participa anualmente de atualizações, no Instituto Hellinger Schule, na Alemanha (que promover cursos e seminários sobre constelação familiar) e nos Estados Unidos, com Tony Robbins (famoso escritor e estrategista americano).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar